Publicidade
Quarta-feira, 23 de Junho de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 28/05/2021 às 16h21
Um beato entre nós


BENEDITO VELOSO

Dez dias atrás, no dia 18, completaria 79 anos o Filho Brilhante, advogado e Servo de Deus (título já garantido) - em processo de beatificação - Franz de Castro Holswarth. Será o primeiro beatificado com ligações na cidade. Franz viveu, estabeleceu-se, fundou a Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) local e morreu de maneira trágica, em 14 de fevereiro de 1981.

Nascido em Barra do Piraí RJ, aos 18 de maio de 1942, formou-se advogado na Fundação Vale-paraibana de Ensino, em São José dos Campos. Depois, inspirado por Mário Ottoboni, fundador da Apac daquela cidade, criou a Apac Jacareiense. Visitava sempre a entidade joseense que à época ajudou a aperfeiçoar trabalho semelhante em Jacareí. 

Seu ação consistia em trabalhar buscar a recuperação de condenados e dar-lhes assistência e à família. Chegou a pagar a implantação de salão de cabeleireiro para os que cumpriam pena, e pagar contas familiares a outros. Ajudava como podia com vistas a um retorno digno do ex-condenados à sociedade. 

Uma das características do advogado era alguns repentes de previsão de acontecimentos. Consta que quando aconteceu a rebelião de presos em Jacareí, em fevereiro de 1981, chegou a despedir-se dos conhecidos joseenses dizendo que sua hora havia chegado. Durante a tentativa de fuga os soldados que cercavam a cadeia pública receberam ordem judicial para que deixassem os presos fugirem para que não houvessem vítimas fatais. 

Franz ofereceu-se para ir no automóvel que conduzia os fugitivos, como garantia que não seriam perseguidos pela polícia. Porém os rebelados que entrariam no veículo exigiram que fosse com eles também um policial como refém. Um capitão da PM gritou que 'o combinado seria ir somente o advogado Franz como garantia'. Tombou em seguida com um tiro, o que provocou tiroteio generalizado que atingiu também o advogado.

Franz de Castro Holswarth amava Jacareí que, certamente, garantirá sua beatificação como primeiro representante da cidade entre as figuras santificadas.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 JUN
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: