Domingo, 27 de Setembro de 2020 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 11/09/2020 às 14h13
Trem de Guararema


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Não é apenas Jacareí que se desenvolve impulsionada pela locomotiva do progresso. Também nossas cidades vizinhas buscam um lugarzinho ao sol, espelhadas no exemplo afonsino. 

Guararema é uma delas e vive sob inspiração de sua veia turística, com boas opções gastronômicas, preservação de sua riqueza histórica e confortável rede hoteleira.

Desde 2015, uma das principais atrações do município limítrofe é o Trem de Guararema. O meio de transporte foi restaurado e voltou a servir a população local e visitantes.

O passeio tem duas horas e pouco de duração. Sai da estação ferroviária, localizada no centro da cidade, vai até o distrito de Luís Carlos em meia hora, lá permanece por sessenta minutos e depois retorna.

O comboio de três vagões de madeira da antiga São Paulo Railway é puxado por um trem da década de 1980. A maria fumaça está em manutenção, por razões de segurança.

A viagem transcorre em velocidade agradável (18 km/h). O percurso atravessa paisagens rurais e matas. Riachos e quedas d'água sulcam montanhas e vales. Um espetáculo de encher os olhos.

As passagens são gratuitas para munícipes daquela charmosa localidade e um pouco salgadas para forasteiros (R$ 70,00 por pessoa), mas com o consolo da gratuidade às crianças de até 5 anos.

A vila de Luís Carlos serve de cenário para novelas, filmes de época e foi restaurada com muito colorido. Abriga bares, lojas e restaurantes de patamar requintado, que fazem valer a pena a parada do trem.

A viagem prossegue de volta com mais novidade: uma dupla de cantores com sanfona e triângulo quebra a monotonia. Com repertório conhecido e animado, os passageiros acompanham com palmas.

Os bancos de madeira proporcionam inesperado conforto. A tripulação de duas jovens trajadas de uniforme ferroviário e quepe é simpática e vende água mineral aos transportados.

O Trem de Guararema pertence à Regional Sul de Minas da Associação Brasileira de Preservação Rodoviária. As passagens podem e devem ser reservadas pela internet.

Há estacionamento próximo da estação central. Em período de prevenção pandêmica, o serviço é executado com metade da lotação máxima. O passeio é bem divertido.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

27 SET
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: