Publicidade
Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 14/12/2012 às 19h01
TJ-SP manda Câmara extinguir cargos em comissão


ANGELO DE PAULA ANANIAS

CÂMARA JOVEM
A Câmara Jovem 2012 encerrou suas atividades, no último dia 6, com uma sessão especial para apresentação de projetos, requerimentos, indicações e moções congratulatórias desenvolvidos pelos 13 vereadores jovens durante o mandato. Em junho ocorreu a posse dos estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares selecionados para participarem da nona edição do projeto criado em 2003, através de um Decreto Legislativo de autoria da vereadora Rose Gaspar (PT).  O objetivo da Câmara Jovem é ampliar e solidificar a participação política da juventude estudantil de Jacareí nas discussões dos problemas sociais, envolvendo as escolas e estudantes do município.

APROVADAS
A Câmara Municipal aprovou, na última terça-feira (12), o parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo referente às contas do exercício de 2008 da prefeitura de Jacareí, na gestão do ex-prefeito Marco Aurélio de Souza (PT). Na votação, foram seis votos favoráveis e sete contrários, não atingindo o quórum necessário de 2/3 dos membros do Legislativo, ou seja, nove vereadores, como prevê o Regimento Interno da Câmara. Com isso, o parecer favorável do Tribunal foi mantido. 

EDUCAÇÃO
O vereador Laudelino Amorim (PT), que não conseguiu se reeleger, apresentou o projeto que cria o 'Selo Educação Participativa', aprovado por unanimidade. O reconhecimento será concedido às escolas municipais, estaduais ou creches de Jacareí que apresentarem o Conselho de Escola ou Associação de Pais e Mestres mais atuante com a realização de reuniões e realização de maior número de eventos culturais, educativos e arrecadatórios.

HOMENAGENS
A última sessão do ano e desta Legislatura, da qual oito vereadores não voltarão em 2013, foi movimentada em termos de homenagens. Nada menos do que cinco projetos de denominações foram aprovados por aclamação, todos de autoria de parlamentares que não conseguiram se reeleger. O vereador Adriano da Ótica (PPS), candidato derrotado a prefeito em 2012, é autor de duas homenagens. Já o vereador Marino Faria (PT), apresentou o projeto de denominação de uma praça, no Parque Santo Antônio. Laudelino Amorim (PT) é autor de outras duas proposituras de denominação de rua, sendo que uma delas, no Residencial Fogaça, também é de autoria de Osvaldo Arouca (PR). Com o recesso parlamentar, as sessões ordinárias serão retomadas na primeira terça-feira de fevereiro, dia 5.

PMDB 
O vereador Edinho Guedes (PMDB) participou, no último sábado (8), da convenção estadual do seu partido. Entre os participantes estavam o vice-presidente da República, Michel Temer, além de deputados federais e estaduais; prefeitos, vices e vereadores eleitos em todo o Estado de São Paulo em 2012, e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Durante os discursos, os peemedebistas reiteraram apoio à candidatura de Paulo Skaf ao governo de São Paulo, em 2014. Na foto, a partir da esquerda, Paulinho do Esporte (vereador eleitor), Edinho Guedes, Gabriel Chalita, Jonas Pinóquio e Ana Lino (vereadora eleita).

ENXUGAMENTO
A Câmara Municipal deverá atravessar 2013 com uma considerável redução em seus quadros de comissionados. É que o Tribunal de Justiça de São Paulo considerou ilegal a criação de cargos, a maioria nas gestões dos ex-presidentes Adriano da Ótica (2003/2004) e Júnior Raad (2005 e 2006), e quer a abertura de concurso público para preenchimento de vagas. Atualmente, o Legislativo de Jacareí conta com 108 servidores, sendo 40 efetivos e 68 comissionados. A Câmara aguarda decisão de um recurso no próprio TJ-SP.

 

ACERTOS
Vereadores da futura base governista estiveram reunidos, na sexta-feira (14), para os últimos 'retoques' no acordo que deverá eleger a nova mesa diretora para o biênio 2013/2014, capitaneada pelo presidente Edinho Guedes (PMDB). Na pauta, entre outros assuntos, a definição dos gabinetes, cuja escolha dos melhores espaços é sempre prioridade do grupo que detém a maioria na Casa. 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: