Publicidade
Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 19/07/2019 às 14h22
Simplício, o 'divisor de águas'


BENEDITO VELOSO

Não há como relembrar o teatro pioneiro em Jacareí sem mencionar o professor José Simplício. Entretanto, o maior título atribuído a esse Filho Brilhante, principalmente por seus ex-alunos, é o de 'grande entendedor da alma juvenil', qualidade máxima desejada por quem se dedica ao ensino.

Simplício era professor de historia do ginasial, como se chamava naquele tempo, década de 1960, nas escolas Cene e Antônio Afonso. Recém-chegado de Tanabi (SP), os alunos simpatizaram com ele de imediato. Era costume, em todas as escolas de Jacareí, meninas e meninos ficarem separados no pátio na hora do recreio. Os professores iam para uma sala dentro do estabelecimento, longe da garotada.

Simplício, já no intervalo do primeiro dia, fez diferente. Foi direto para o pátio dos meninos na hora do recreio. Em poucos minutos estava ele cercado pelos alunos mais curiosos em conhecer aquele professor 'diferente'. Aos poucos as alunas também foram se aproximando e a moda pegou geral. Em pouco tempo, meninas e meninos compartilhavam o mesmo espaço externo em todas as escolas da cidade.

A atuação desse professor, nascido no Rio de Janeiro, ultrapassou os muros escolares. Segundo Sebastão Virgilino, um dos amigos com quem mais conviveu, 'ele foi um 'divisor de águas no relacionamento entre jovens e adultos'. Simplício incentivou o desenvolvimento de grupos de teatro como o 'Teja-Teatro Estudantil Jacareí' que apresentou peças como 'Morte e Vida Severina', 'O julgamento de Napoleão', 'Os inimigos não mandam flores' e 'Pluft, o fantasminha' - esta já no grupo de Virgilino que aderira a dramaturgia. Sucesso total. Chegaram a representar em São José a convite de empresa ligada à Rhodia.

Todas as cidades cultuam professores que marcam época e jamais são esquecidos por ex-alunos e população que lhes são gratos. Nesse rol, em Jacareí, ocupa lugar de destaque o professor José Simplício.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: