Domingo, 19 de Agosto de 2018 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 03/08/2018 às 14h33
Semana Cultural em Jacareí


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O exigente professor tedesco Peter Wolf, enquanto residiu em Jacareí, costumava afirmar que a Terra do Biscoito ostenta atividade cultural proporcionalmente bem mais intensa que Berlim.

Exageros à parte ou não, sobejam boas opções gratuitas em nossa cidade para os apreciadores da alta cultura e do lazer que eleva o espírito humano à estética artística sublime.

A segunda-feira, tida por muitos como um dia áspero, por exemplo, pode ser suavizada à noitinha com uma visita dos amantes das tertúlias literárias à Academia Jacarehyense de Letras, cuja sede se localiza na Secretaria Municipal de Educação.

Já a quarta-feira pós-expediente é a oportunidade de ouro para soltar a voz no coral do Doutor Joaquim. Entre tenores, barítonos e sopranos, o clima é de integração e amizade. A dupla de regentes Marly e Raquel montou promissor repertório para agitar a plateia, que mescla às clássicas partituras barrocas recentes sucessos do 'funk' e sertanejo.

Quinta-feira é noite de Cineclube, na Sala Mário Lago. Nos prolegômenos, o frequentador assiste a curtas-metragens locais. Como 'pièce de resistance', segue uma fita consagrada, selecionada pelos especialistas da entidade. A sessão termina em debate, com o compartilhamento das impressões técnicas sobre os filmes.

A abertura do final de semana na sexta-feira oferece um passeio mais longo por Atenas Paulista. O sábio viandante flana da charmosa movimentação da feira vegana do Largo do Riachuelo até os espetáculos gratuitos de balé e música erudita no teatrão.

Sábado é dia de grandes festas e marcantes festivais no Parque da Cidade. O munícipe escolhe - tradições árabes, o genuíno bolinho caipira, shows de blues, exposição de carros antigos e degustação de cervejas artesanais, dentre outros. Basta atentar ao calendário da Fundação Cultural.

O domingo cultural começa cedo, com os jogos do campeonato amador de futebol, e se prolonga com a feira cultural do Pátio dos Trilhos, onde se reúnem colecionadores, pintores, escritores, chefes de cozinha, dançarinos e músicos.

O leitor observador finalmente questiona sobre terça-feira. Noite para descanso doméstico. No refúgio do inverno, prepare bebida quente, coberta no sofá e assista à interessante programação cultural da TV Câmara Jacareí.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 AGO
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Logos e Certificações: