Publicidade
Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 29/05/2015 às 09h54
Secretário de Educação surge como opção do PT para disputar prefeitura em 2016


ANGELO DE PAULA ANANIAS

REFORMA POLÍTICA
O plenário da Câmara Federal aprovou, na quarta-feira (27), por 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção, o Artigo 3º do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) à proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma política. O dispositivo acaba com a reeleição para os cargos executivos. Como a reforma política está sendo tratada em PEC, o fim da reeleição precisa ainda ser aprovado em segundo turno na Câmara para depois ser apreciado, também em duas votações, pelo Senado.

VALE EM 2016
A proposta aprovada não se aplica aos prefeitos eleitos pela primeira vez em 2012 e aos governadores também eleitos pela primeira vez em 2014, nem a quem os suceder nos seis meses anteriores ao pleito. Ela não cabe à presidente Dilma Rousseff, porque, já reeleita, não poderá se candidatar em 2018. O mesmo se aplica ao prefeito de Jacareí, Hamilton Mota (PT), que foi reeleito em 2012 e já não poderia concorrer no ano que vem.

ALOYSIO NUNES
O senador Aloysio Nunes (PSDB) esteve em Jacareí, na noite de sexta-feira (29). O encontro com militantes tucanos e simpatizantes foi realizado na Câmara Municipal. Líder do PSDB, Aloysio falou sobre suas recentes atividades no Senado, como o voto contra a medida provisória que restringe o acesso dos trabalhadores ao seguro-desemprego, ao seguro-defeso e ao abono salarial.

SEGURANÇA PÚBLICA 
O Promotor de Justiça de Jacareí, Fernando Alvarez Belaz, se reuniu com vereadores para pedir apoio para a instalação do Centro de Penas de Medidas Alternativas (CPMA) no município. Segundo o promotor, a instalação do órgão, gerenciado pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP), atende às pessoas que devem cumprir penas de prestação de serviços, 'prática facilitadora para reintegração ao convívio social', afirmou. Belaz aproveitou para reforçar pedido dos servidores da Polícia Civil para a ampliação do quadro de servidores no município.

OBRAS DO FÓRUM
Em um Pedido de Informação, o vereador Valmir do Parque Meia-Lua (PSD) questiona o prefeito Hamilton (PT) a respeito das obras de construção do anexo do Fórum de Jacareí. O parlamentar pergunta se o projeto foi elaborado por empresa especializada, qual o nome e o valor gasto até o instante da paralisação da obra, e de quem é a responsabilidade pela fiscalização da construção. "Se o novo Fórum vai ser construído próximo à Escola Agrícola, o que vai acontecer com a estrutura construída na Praça dos Três Poderes?", questiona.

CONTEXTO
As obras do chamado 'anexo' estão paralisadas desde 2010 e já consumiram mais de R$ 1,13 milhão, sendo 80% do Estado e 20% da Prefeitura. O convênio estava orçado em R$ 5,8 milhões, mas foi rescindido. Em 2013, o município teria sido incluído no 'Programa Fórum São Paulo', que prevê a modernização e ampliação em municípios paulistas. No entanto, em 2014, o governo estadual suspendeu o repasse de recursos e, desde então, Jacareí aguarda uma definição em relação à estrutura anexa construída ao lado do prédio atual do Fórum.

TJ-SP
Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, em reportagem publicada pelo Diário de Jacareí em sua edição do dia 12 de março último, o município não está na lista daqueles considerados prioritários pelo Programa para construção de novos fóruns e, assim, persiste a indefinição quanto à estrutura construída (e inacabada) na Praça dos Três Poderes, no Centro.

OPÇÃO
O secretário de Educação de Jacareí, João Roberto de Souza (foto), é tido nos bastidores do poder como 'opção a ser considerada' no PT para a possível sucessão do prefeito Hamilton, em 2017. Seu nome faz parte de uma lista a ser avaliada pelo partido em pesquisa. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Émerson Goulart, e o presidente da Câmara, Arildo Batista, também estão no páreo. Emerson, inclusive, 'seria' (no condicional mesmo) o preferido do prefeito, mas como não será só a vontade dele prevalecerá, muita água ainda vai passar por debaixo da ponte...

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: