Publicidade
Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 18/12/2015 às 16h57
Saiba mais sobre as regras de campanha eleitoral para 2016


ANGELO DE PAULA ANANIAS

PRÉ-CAMPANHA
As eleições para prefeito e vereador nos cinco mil municípios brasileiros no próximo ano serão realizadas sob novas regras que têm o potencial de alterar a cara da disputa. Por exemplo, atividades que antes poderiam ser classificadas - e punidas - como 'campanha antecipada', agora foram regulamentadas. Os políticos poderão se apresentar como pré-candidatos, participar de eventos e prévias partidárias, além de distribuir material informativo antes da definição oficial das candidaturas, desde que não haja pedido explícito de voto.

OPINIÕES
Também fica permitido aos pré-candidatos divulgar posições pessoais sobre questões políticas e ter suas qualidades exaltadas por aliados, inclusive em redes sociais ou em eventos com cobertura da imprensa. O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), relator da reforma na Câmara, afirma que a novidade é benéfica, pois amplia o debate político. "Isso foi uma grande mudança. Você autoriza o político a fazer política", diz.

DÍVIDAS
Um pedido de informações do vereador Maurício Haka (PSDB) questiona a atual administração em relação a supostas dívidas da Prefeitura com suas autarquias e fundações. No documento, aprovado durante a sessão do dia 10 (última do ano), Haka faz referência a um anúncio feito pelo prefeito Hamilton (PT) de que "a prefeitura está em contenção de despesas por conta na queda de arrecadação", cita Haka. O parlamentar quer saber se o Município tem dívidas com o SAAE, Fundação Cultural, Fundação Pró-Lar e Instituto de Previdência, e, em caso positivo, qual seria o montante dessas dívidas.

MUTIRÃO
No último domingo (13), o vereador Edinho Guedes (PMDB) mobilizou uma equipe de amigos e voluntários para realizar um mutirão de pintura da estátua do Cristo Acolhedor e da área ao entorno do único mirante público de Jacareí, localizado do alto do morro, entre os bairros Balneário Paraíba e Jardim Vista Verde, na região oeste da cidade. Cerca de 20 voluntários pintaram a estátua do Cristo, que estava inteiramente pichada por vândalos, e também limparam e capinaram ao entorno da imagem, que estava com o mato alto e com grande volume de sujeira.

HISTÓRIA
A preservação e valorização da história de Jacareí é uma das 'bandeiras' do vereador, que desde 2011 realiza mutirões e eventos no local, na luta para que a Prefeitura transforme esta área em um parque municipal.  "Constantemente somos chamados pelos moradores que com razão reclamam que poucas cidades possuem uma área verde tão grande, com dois campos de futebol, um mirante com o Cristo e uma pista de mountain bike construída pelos próprios atletas, e mesmo assim a Prefeitura mantém o local em pleno abandono", frisa o vereador.

MINISTÉRIO PÚBLICO
Em ato contínuo, Edinho Guedes protocolou um pedido de apuração junto ao Ministério Público do Meio Ambiente, para apurar o sumiço de mais de R$ 200 mil depositados judicialmente há anos pelos mineradores de areia junto aos cofres da Prefeitura de Jacareí, para que a mesma realizasse a recuperação ambiental do local, obra que nunca se efetivou.

CÂMARA JOVEM
A Câmara de Jacareí encerrou na noite de segunda-feira (14) o mandato dos vereadores jovens eleitos para o projeto 'Câmara Jovem' de 2015. A Sessão Solene contou com a presença de 12 dos 13 vereadores jovens, alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares de Jacareí. Durante a sessão, os vereadores jovens apresentaram projetos, requerimentos e indicações elaborados durante o exercício de suas atividades. Os documentos, depois de analisados pela Assessoria Jurídica da Câmara, podem ser apresentados pelo vereador titular para votação. Se forem aprovados, transformam-se em leis.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: