Publicidade
Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 23/09/2016 às 09h49
Sabatinas com candidatos dominaram a penúltima semana antes das eleições do dia 2


ANGELO DE PAULA ANANIAS

FORA DO AR!
A Diocese de São José dos Campos decidiu não colocar no ar a gravação da sabatina com candidatos a prefeito de Jacareí. O encontro foi realizado na noite da última segunda-feira (19), no auditório da Faculdade Anhanguera, na Vila Pinheiro, com cerca de 150 pessoas, a maioria de assessores, militantes partidários e simpatizantes das candidaturas (ver matéria na página 4).

SEM SINAL
Problemas técnicos no local, como falta de conexão com a internet e a ausência de um canal de áudio contratado pela emissora com a devida antecedência (linha telefônica), impediram que a sabatina fosse transmitida ao vivo pela Rádio Mensagem, conforme estava acordado com os participantes. De acordo com o coordenador de jornalismo da rádio e mediador do encontro, Donizete Eugênio, 'o sinal estava fraco e não garantiria a qualidade da transmissão'. No início, por diversas vezes, o evento também teve que ser interrompido devido a falhas em microfones e no som ambiente do auditório.

EXPLICAÇÃO
Procurado pelo Diário de Jacareí, na manhã de quarta-feira (19), Donizete Eugênio explicou que a qualidade da gravação estava 'excelente', mas como o evento foi interrompido diversas vezes em razão dos problemas técnicos, a direção da emissora optou por não colocar a gravação no ar 'em respeito aos candidatos e aos ouvintes da rádio', explicou.

SABATINA
O Observatório Social de Jacareí, Organização Não-Governamental sem fins lucrativos, reuniu sete dos oito candidatos a prefeito em um evento no Ciesp, na sexta-feira (23). O candidato Pedro Motta (PTB) comunicou que não compareceria em razão de compromisso previamente agendado. O encontro, com cerca de 200 pessoas presentes, contou com a parceria de sete entidades: o próprio Ciesp, Conlojas (Congregação das Lojas Maçônicas), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associação dos Engenheiros e Arquitetos, Associação Comercial, Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas e a Associação Médica de Jacareí.

MAIORIA
Se as mulheres representam a maioria do eleitorado brasileiro, sendo mais de 53% do total apto a votar, em relação aos candidatos a realidade é outra. Os homens são quase sete em cada dez políticos que estão disputando vagas de prefeito, vice-prefeito e vereadores no próximo dia 2. Segundo a Justiça Eleitoral, ao todo, estão credenciados a receber votos nas eleições municipais 475.363 candidatos, sendo 326.149 do sexo masculino (68,61%) e 149.214 do sexo feminino (31,39%).

EDUCAÇÃO
Dos mais de 144 milhões de eleitores aptos a irem às urnas, 41,1 milhões (28,5%) informaram à Justiça Eleitoral que não completaram o ensino fundamental, que compreende as séries do 1º ao 9º ano. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 27,39 milhões de eleitores (19%) completaram o ensino médio, enquanto 27,38 milhões disseram não ter concluído essa etapa.

FORMAÇÃO
De acordo com o TSE, 15,4 milhões de eleitores (10,7%) leem e escrevem; 10,1 milhões (7%) terminaram o ensino fundamental; 9,5 milhões (6,6%) têm diploma de ensino superior e 5,9 milhões (4,1%) iniciaram, mas não concluíram o curso universitário. Do total de eleitores, 6,9 milhões disseram-se analfabetos e 90 mil não informaram o grau de instrução.

VISITA
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, cumpriu agenda oficial na região, na última quinta-feira (22). Pela manhã, ele visitou o Diário de Jacareí e seguiu para Campos do Jordão. Floriano Pesaro, que é deputado federal licenciado, fez um relato sobre o andamento das atividades do Governo de São Paulo em benefício das pessoas que vivem em condições sociais fragilizadas.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: