Publicidade
Quinta-feira, 13 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 30/10/2020 às 12h01
República Black Friday


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Prosseguiu a sabatina do Diário de Jacareí com os pretendentes a noivar por quatro anos (ou mais) com a prefeitura. O interrogado da vez foi o candidato do verde nas matas e no prato.

Assim como seus concorrentes, o sabatinado inaugurou seu currículo em grande estilo eleitoral: aos doze anos, lavando copos no boteco, para incrementar o parco orçamento doméstico.

Labuta insana parece ser seu 'modus vivendi'. Lavorou em multinacionais, em grandes bancos e até mesmo numa granja, tornando-se incorrigível entusiasta do potencial afonsino para o agronegócio.

Oposicionista de última hora, obrou até recentemente na equipe do burgomestre, em que foi artífice do programa de alimentação saudável na merenda escolar e da implantação da diretoria da causa animal.

Seu passado não o impediu de lançar críticas ao excesso de cargos comissionados (pretente enxugar quadros priorizando substituição pela tecnologia) e à aparente colisão de interesses particulares no exercício de secretarias municipais.

A inesperada postura crítica do questionado político empurrou da prancha da dúvida ao alto-mar da perplexidade o vivido entrevistador, que se confundiu e o tratou por 'secretário', deslize raro de testemunhar em seu microfone.

O expoente foi professor do alunato da faixa etária de três a cinco anos e, com base em sua vasta experiência como morador holandês, intenta implantar o ensino bilíngue nos berçários municipais, com ênfase nos bebês de quatro meses de idade.

Apesar de se considerar um cidadão do mundo, o candidato declarou seu amor pela cidade de Jacareí e pretende se espelhar no prefeito de Colatina/ES, durante o exercício da função.

Pouca gente sabe de cor e salteado o nome dele, mas, por princípios republicanos, o referido chefe de executivo local capixaba não tentará reeleição. 

Por essas e outras, tal ilustre desconhecido recebeu antonomásia de 'o melhor prefeito do Brasil' e, 'a priori', já é um dos favoritos a próximo comodatário do Palácio do Planalto.

A via democrática é consenso e suas instituições estão consolidadas. Porém, o modelo constitucional apresenta falhas graves e seu mau funcionamento é uma realidade incontornável. 

O sintoma visível é justamente essa Black Friday republicana. Qualquer aventureiro é bem-vindo.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

13 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: