Publicidade
Sábado, 06 de Março de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 02/09/2016 às 09h42
Propaganda Eleitoral


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Na inauguração do Espaço Le Six, encontrei um candidato a prefeito e comentei que esta campanha eleitoral confirma Jacareí no rol das cidades mais avançadas da esfera terrestre. Assim como se passa em Tóquio, Copenhague, Estocolmo e Vancouver, nada de santinhos derramados pelo asfalto, cavaletes a transformar calçadas em pista de obstáculos e a poluição mendaz dos cartazes pelos postes.

Dias antes, em frente à padaria, deparei-me com um magote de candidatos a vereador e seus correligionários. Conversamos um pouco. Preparavam-se para caminhar em comitiva, abordando eleitores. Seus panfletos eram distribuídos parcimoniosamente de déu em déu e, quanto ao conteúdo, veiculavam propostas; não eram somente sorrisos coloridos e frases de efeito. Enfim, um alento.

Não foi somente o período de campanha eleitoral que encurtou. O horário de propaganda gratuita nos meios de comunicação também. Vi algumas vezes na tevê e confesso que esperava mais. A ênfase no perfil pessoal, o excesso de reprises e a proliferação de chapas parecem impedir uma exposição mais clara de ideias.

Na noite de quinta-feira que vem, um canal regional transmitirá um debate entre os principais prefeituráveis. Será uma oportunidade única de o eleitor conhecer um pouco mais do modo de pensar de cada candidato e escolher o melhor representante popular para Jacareí. A opção vai além das promessas em si. Por vezes, certas intenções não se concretizam, mas é possível prever qual estilo imprimirá a futura administração.

Espera-se um candidato comprometido a diminuir a carga tributária municipal, a começar pela extinção da contribuição que não veio contribuir direito com a iluminação pública e a retorno da cobrança de IPTU de Beverly Hills para Jacareí mesmo. Outro ponto fundamental para o progresso local é enxugar a máquina pública e racionalizar os gastos, a fim de priorizar recursos para as demandas sociais mais relevantes e investir em melhorias estruturais.

As musiquinhas dos candidatos estão ótimas, são animadas. A letra é fácil e tem de todos os ritmos, da valsa ao forró. Daria para promover um ótimo baile. Mas convém se concentrar nos projetos. Caso contrário, prezado eleitor, em breve, quem vai dançar é você.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

06 MAR
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: