Sábado, 28 de Março de 2020 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 21/02/2020 às 14h21
Professores criticam falta de debate do prefeito em reforma na Educação


ANGELO DE PAULA ANANIAS

MAGISTÉRIO
Professores criticam a falta de debate do prefeito Izaias Santana (PSDB) com a categoria em projeto de reforma do Plano de Carreira do Magistério na rede municipal. O fato ocorreu durante a noite do último dia 14 (sexta-feira), quando a Câmara, por iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública, realizou audiência para discutir a proposta. 

CONTRÁRIOS
"A única conversa que fizeram foi uma pesquisa via internet, e todos sabemos que o verdadeiro debate se faz presencialmente", disse Juliano Faria, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais. Um dos principais pontos destacados pela categoria foi a dificuldade em confrontar as informações do projeto com os dados obtidos no site da Prefeitura.

FRENTE
O presidente da Frente, vereador Luís Flávio (PT), criticou a ausência dos secretários de Educação e Finanças na audiência, e afirmou que continuará buscando entendimentos com o executivo antes da votação. "Não podemos [o Legislativo] cometer o mesmo erro que a administração cometeu. Precisamos debater a proposta e fazer emendas para corrigir os erros", disse o vereador.

OUTRO LADO
A Prefeitura respondeu em nota que 'o Legislativo é o lugar certo para este tipo de discussão entre comunidade e Poder Público'. "Assim funciona o Estado Democrático de Direito. A partir destas discussões, os vereadores farão seus apontamentos no projeto, por meio das Emendas, e estes seguirão para a aprovação ou não do Plano de Carreira", afirmou. Ainda de acordo com o governo, caso os vereadores tenham qualquer dúvida em relação ao projeto, "o Executivo está à disposição para esclarecê-las", completou.

AMBULANTES
A Câmara aprovou, na quarta-feira (19), projeto do presidente Abner de Madureira (PL) que revogou uma lei de 1960 que proibia o comércio de qualquer espécie no entorno dos cemitérios de Jacareí. Entre as atividades destacadas pelo autor estão o comércio de velas, flores e alimentos. Segundo Abner, outra necessidade da revogação da lei foi evitar possíveis interpretações que pudessem conflitar com o Código de Normas, Posturas e Instalações Municipais.

PATRIOTA
O Patriota, que leva o número 51 nas eleições, tem novo comando em Jacareí. Boa parte do grupo é formada por integrantes do PSL, e que acabaram deixando o partido em 2019, após desentendimento com a coordenação regional baseada em São José. Fabrício Lopes Correia é o presidente, tendo como vice Igor Adriano Oliveira Fernandes. O comerciante Sergio Coutinho, o Foguinho, é um dos apoiadores desse novo trabalho. 

EM SÃO JOSÉ
O Sindicato dos Metalúrgicos e o PSTU estão realizando um abaixo-assinado pela redução de salários de vereadores, prefeito e secretários de São José dos Campos. A coleta de assinaturas está sendo feita na Praça Afonso Pena, no Sindicato e em outros pontos da cidade. Segundo a Lei Orgânica do Município, é necessária a coleta da assinatura de 1% dos eleitores para que seja protocolado um projeto de lei de iniciativa popular na Câmara Municipal. No caso de São José dos Campos, isto representa cerca de 6 mil adesões.

NÚMEROS
Hoje o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) tem um salário de R$ 23.573; os vereadores recebem cerca de R$ 10.173. Para aderir ao abaixo-assinado é preciso ser eleitor em São José e apresentar o título no momento da assinatura. A coleta na Praça Afonso Pena acontece de segunda a sábado, das 9h às 14h. Também haverá atividades nas fábricas e feiras livres.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

28 MAR
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: