Publicidade
Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 15/07/2016 às 11h27
Onde há fumaça


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Final de tarde de inverno em Jacareí. O tempo é de estiagem. Enquanto os fiscais voltam à repartição para bater ponto e encerrar maquinalmente suas atividades, começa a farra dos incendiários. Estes lascam as pederneiras para acender as fogueiras. Nisso, o povo se lasca junto.

Um extenso nimbo cinza paira sobre a cidade. A codorniz foge desesperada. Os olhos ardem, o ar é asfixiante e a garganta permanece seca. Sofremos passivamente e dormimos mal, a esperar o orvalho da manhã seguinte delir os vestígios da criminosa irresponsabilidade.

No fosso do Teatro do Parque dos Sinos, o maestro resigna-se do resfôlego que subjuga a orquestra municipal. O músico da cornamusa precisou até ser dispensado para tratamento de saúde e aguarda ansiosamente a inauguração da UPA Central.

Resido em Jacareí há quase duas décadas e não me recordo de tanta fumaça, mas a escrevente do fórum garante que o problema é mais antigo que o sino da Matriz. Todo fim de tarde, da sacada de seu luxuoso apartamento nas proximidades da escolinha SEEP, ela vê o jardineiro do hotel acima atear fogo na pilha de folhas secas coligidas a rastelo.

Que ironia, fui a São Paulo no domingo e respirei um ar dez vezes mais puro. No interior do Estado, faz anos que a queimada foi abolida dos canaviais. Por força de lei, a colheita é toda mecanizada e o bafio verde da região é tão leve quanto o vento que adeja as tundras siberianas. Ao ver as cinzas negras depositadas no fundo da piscina de um amigo, concluo que nós, lastimavelmente, prosseguimos repimpados no arcaico.

Consultei a capnomante, semana passada. Entre uma baforada mística e outra, ela mirou fixamente o nevoeiro municipal, caiu em transe e vaticinou com vozeirão provindo do além - "ouço rumores de que, nos próximos dias, mais um supermercado cerrarás as portas. Desta feita, um gigante da Avenida Pensilvânia". Tomara que os deuses estejam enganados. Seria triste constatar mais um abalo na consagrada e popular diversão local, as compras domésticas. Porém, em tempos de fumaça afonsina, é assim mesmo: hipermercado, quando não pega fogo, fecha.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

26 FEV
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: