Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 28/09/2018 às 15h49
O Turismo Crescente em Jacareí


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Passados os efeitos do furacão Lins, que arrasou Jacareí (segundo informações chegadas da Câmara Municipal), retornam as reflexões sobre o potencial turístico de nossa cidade.

Cada município possui uma vocação turística específica. Barretos, por exemplo, está intimamente ligada à Festa do Peão; Caraguatatuba, às belezas naturais; Conservatória, à história e alta cultura. Caso 'sui generis' é Jacareí, que aglutina todos os atrativos acima citados.

O destaque pujante da indústria afonsina é vislumbrado na inebriante visita à fábrica de cervejas, na Avenida General Humberto de Alencar Castelo Branco, que conjumina informação e lazer na medida certa.

As tradições da sesmaria de Antônio Afonso permanecem vivas nos elegantes haras localizados na área rural do município e redivivas na conclusão do Agrocentro do Jardim Colônia, apto a receber grandes eventos. Aliás, saibam os pouco afetos ao universo country que os cavalos jacareienses granjeiam fama nacional.

Não bastasse a missa mensal (todo dia 11) do Padre Antônio Maria, que agrega multidões de fieis e realça a vocação religiosa deste quinhão de terra de onde partiu a imagem da Padroeira do Brasil, a Igreja Matriz cultiva o melhor da história brasileira, ao ostentar em sua nave, acima do púlpito, um centenário brasão do Império.

Os apreciadores de carros antigos deleitam-se invariavelmente às manhãs domingueiras, no estacionamento do Parque da Cidade ou dos Eucaliptos Cortados. Já quem prefere as belezas naturais procura paz, natureza e refeições saudáveis nos inúmeros pesqueiros acolhidos entre as colinas dos arrabaldes (cadê o pessoal do turismo municipal que ainda não preparou um guia a respeito?).

Enquanto costuma ser um dia melancólico nas ordinárias cidades, o domingo em Jacareí é mesmo o mais especial da semana. Na Feira dos Trilhos, o turista recebe um bom livro em doação, escolhe um banco tranquilo na velha estação e pode degustá-lo na companhia de uma taça de vinho tinto, produzido aqui mesmo.

A beleza da vida está escancarada em Jacareí. Basta despertar os sentidos. Até a espera do semáforo vermelho é pura arte, com exímios malabaristas argentinos provindos das mesmas coxias que gestaram os famosos astros do Cirque du Soleil.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

26 FEV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: