Publicidade
Quinta-feira, 22 de Abril de 2021 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 02/04/2021 às 19h45
O senhor dos palcos


RODRIGO ROMERO

O centenário do ator Paulo Autran será comemorado ano que vem, mais precisamente no mesmo dia do bicentenário da independência do Brasil, 7 de setembro, data de nascimento dele. Para começar a cerimônia merecida, aconselho e convido você a assistir ao documentário 'O Senhor dos Palcos' (2017), dirigido por Marco Abujamra. Está disponível na plataforma tamandua.tv, na internet, e é exibido de vez em quando no canal a cabo Curta!

Com depoimentos de colegas de profissão, como Bibi Ferreira, Fernanda Montenegro, José Celso Martinez Corrêa, Eduardo Tolentino, além da viúva, a também atriz Karin Rodrigues, expõe-nos alguns trechos da trajetória do artista que desempenhou como poucos o ofício da interpretação, sobretudo no teatro. A fita tem imagens de arquivo, claro, e nos brinda com 4 atores lendo cartas de Autran sobre os mais diversos assuntos - desde as lembranças da infância (o trauma pela morte da mãe é impactante), até desafios da profissão.

Bibi revela a insegurança dele ao receber o convite a uma peça em que precisaria explorar seu lado cantor. 'Ele me ligou, desesperado. Disse que não tinha voz para cantar. Falei: você dará conta! Dei uma dica: recitar a letra ao invés de cantá-la. Fez isso e arrebatou a plateia'. Abujamra usa uma parte de outro documentário, 'Glauber: Labirinto do Brasil' (2004), de Silvio Tendler, para lembrar como se deu o contato do diretor de cinema com Autran e o convite para trabalhar em 'Terra em Transe' (1967).

Glauber foi 3 vezes ao teatro e só na terceira vez falou com o ator. 'Fiquei lisonjeado do cuidado que o Glauber teve em se preparar para ver se eu servia ou não para o papel', disse Autran. Apesar de Abujamra cair no clichê de usar no fim a famosa e exaustivamente reprisada cena de Autran e Fernanda Montenegro jogando sucos e comida um no outro na novela 'Guerra dos Sexos' (1983), o desfecho de 'O Senhor dos Palcos' é emocionante, com Fernanda lendo cartas do ator e dela a ele, nos derradeiros dias de vida de Autran - eles trocaram correspondências na última semana de Paulo. Duração: 85 minutos. Cotação: bom.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 ABR
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: