Sábado, 16 de Fevereiro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 08/02/2019 às 15h40
O pianista


RODRIGO ROMERO

Um grande filme de 2018, que estreou semana passada, é 'O Guia', o retrato da excursão do pianista Don Shirley pelo sul dos EUA na década de 1960, quando parte do país ainda era dominado por atitudes racistas.

Don, de talento muito além do normal às teclas, tem no refinamento e delicadeza seus instrumentos de trabalho. Pouco antes de sair para viajar, contrata Tony Lip a ser seu segurança e motorista. Tony é o seu oposto.

Falastrão e fanfarrão, come demais, exagera nos atos, quase sempre deixa o chefe perturbado. Essa relação, claro, se inicia de modo conturbado (vemos no início do filme ele jogar no lixo 2 copos de vidro usados pelos pedreiros negros que trabalham em sua casa).

Aos poucos, à base de conversas, confissões e situações que exigem de ambos bastante diligência, tudo se encaixa. O título original, 'Green Book', se refere ao livro onde estão estabelecimentos comerciais que aceitam a presença de negros (Don), como se fosse o guia de turismo a facilitar a vida de Tony.

Dirigido por Peter Farrelly (antes só havia feito longas bobos como 'Quem vai ficar com Mary?' -98 e 'O Amor é Cego' -2001), tem nas interpretações de Mahershala Ali (Don) e Viggo Mortensen (Tony) seus pontos altos.

E ainda bem, pois trata-se de história real. Uma química existe entre os atores e a fita se enriquece. Viggo está mais gordo, e contrasta com a magreza e a elegância do patrão, que coloca cobertores nos joelhos nas andanças com o carro com a finalidade de repousar suas preciosas mãos.

Farrelly concatena bem o roteiro escrito por ele mesmo, ao lado de Nick Vallelonga (filho de Tony), e Brian Currie. A trilha sonora, as músicas, o ambiente noir dos EUA de 50 anos atrás, valoriza a obra, com a direção de arte impecável.

Uma curiosidade: Don e Tony Lip ficaram amigos e eles morreram com diferença de apenas 3 meses - Tony em janeiro e Don em abril de 2013. Duração: 130 minutos. Cotação: ótimo.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 FEV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
  • 48.2%
  • 42.1%
  • 9.7%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: