Publicidade
Quinta-feira, 13 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 08/05/2020 às 14h25
O perigo está no ar


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O vírus chegou ao Brasil com virulência. O pico da transmissão ainda não foi atingido. Com isso, o momento de sua despedida para liberar da quarentena a sociedade é indeterminado.

Na populosa Jacareí, rota das principais metrópoles do País e centro de destaque da indústria nacional, o coronavírus logo desembarcou. Ao início de maio, contabilizavam-se 5 mortes. Uma lástima, perda irreparável.

O burgomestre adotou postura cautelosa, sem inventar moda. Ao contrário de São José dos Campos, a administração afonsina alinhou-se às medidas estaduais de combate à doença.

A partir da semana finda, passou a vigorar decreto municipal suplementar que obriga os habitantes ao uso de máscara para ingresso nos estabelecimentos autorizados a funcionar neste período crítico.

Jacareí receberá da União R$ 28 milhões para custeio das medidas de tratamento dos infectados. A distribuição proporcional da verba tem por critério a população de cada município.

O Poder Judiciário local também colaborou com o combate à pandemia. A pedido dos Promotores de Justiça Criminais, quantias arrecadadas com multas penais (principalmente do Juizado Especial Criminal) foram destinadas à Secretaria Municipal de Saúde.

Frente aos esforços das autoridades, o cidadão deve ter consciência e colaborar o possível com o isolamento social. O crucial é evitar aglomerações supérfluas.

O risco mais relevante à saúde pública que se observa nas ruas de Jacareí é o magote defronte das agências da Caixa Econômica Federal, 'especialidade da casa' de um ano e meio para cá.

Dias atrás, a Procuradoria Municipal ingressou com ação judicial para internar compulsoriamente em unidade estadual morador refratário ao tratamento das três doenças infecciosas que ostenta: AIDS, tuberculose e Covid-19.

A Juíza de Direito titular da Vara da Fazenda Pública, atenta ao fato de que o portador já havia contaminado dois familiares, concedeu prontamente a tutela de urgência solicitada pela valorosa causídica municipal.

O olhar atento dos agentes públicos locais consola o drama por que passa a sociedade, notadamente as famílias enlutadas e o endividado setor produtivo. 

Os nativos prescindem de fiscalização para aderir à luta. Com anteparo facial, evitando agrupamentos e passeios desnecessários, o risco poderá ser atenuado.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

13 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: