Domingo, 27 de Setembro de 2020 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 22/11/2019 às 15h25
O Mundo Três em Um


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Os saudosistas hão de lembrar que a vitrola foi relegada ao ostracismo a partir do surgimento do aparelho de som 3x1, no final da década de 1970. O novo produto trazia em um só módulo toca-discos, toca-fitas e rádio.

É fácil constatar que o mundo todo é constituído por tríades. O filósofo Aristóteles foi um dos primeiros a percebê-lo. A Natureza (animal, vegetal, mineral), o infalível Reino de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) e o questionável governo dos homens (Executivo, Legislativo e Judiciário) comprovam a assertiva.

Ao ingressar na vida escolar, a criança deve receber dos pais uma mensagem simples de gravar no coração e abrangente o necessário para evitar problemas de indisciplina e garantir o máximo aproveitamento no ensino. Ei-la: obedeça aos professores, respeite todos os colegas e capriche nas atividades.

Os adolescentes espalhados pelo Brasil no programa Jovens Aprendizes também possuem seu tripé de princípios práticos para vencerem os desafios da vida: estudo, trabalho e disciplina.

Entretanto, paira sobre os Jovens Aprendizes e seus pais uma trina espiritual ainda mais significativa - Esperança, Incentivo e Gratidão. Os pais apresentam seus filhos com a esperança de um futuro melhor. As entidades beneficentes incentivam-nos a progredir. 

Décadas depois, cidadãos plenos, pessoas feitas na vida, os antigos aprendizes ecoam pela sociedade as orientações recebidas e espalham os preciosos ensinamentos que os ajudaram a ser gente do bem. É o poder multiplicador da gratidão.

Na mais recente edição da Revista AJLetras, li lúcido artigo do aedo Vadô Cabrera, comemorativo ao meio século de existência da JAM - Jacareí Ampara Menores.

Referida instituição é notável porque também tem seu perfeito 3x1. Profissionaliza pessoas especiais, capacita adolescentes ao mercado de trabalho e acolhe a velhice mais vulnerável da comunidade (idosos deficientes mentais órfãos).

Trabalho mais abrangente é impossível. Por isso, faz-se imperativo moral nossa sociedade apoiar essa nobre causa. O almoço de aniversário da JAM ocorrerá dia 24 de novembro. Compre já seu convite (R$ 40,00) e conheça a entidade, pelo telefone 2127-1288. 

Oxalá o leitor se anime e firme como resolução de Ano Novo colaborar mais com a JAM.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

27 SET
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: