Publicidade
Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 13/07/2018 às 14h09
O forte apito do trem


BENEDITO VELOSO

O filho brilhante José Benedito de Souza, o "seu Zezinho" tem um recorde: está há mais de 60 anos estabelecido no mesmo ponto, na Rua Floriano Peixoto, perto da rodoviária velha. Antes, trabalhou nas proximidades do Mercado Municipal, mas foi na Sapataria do Zezinho que dedicou maior parte de sua vida.

Zezinho viu aquele pedaço de Jacareí crescer e se tornar completamente diferente de hoje. "Antes, muita gente passava por aqui mais para ir pro mercado comprar ou vender coisas", conta. Seu pai, José Fidêncio de Souza, tinha sítio no bairro Varadouro , no limite com São José dos Campos. Do que mais ele se lembra é das vindas e seu pai do sítio para o mercado trazendo frangos nos finais de semana para vender. Eram dois cestos grandes acomodados um de cada lado do cavalo "numa batida de mais de uma hora", explica. Vendiam tudo.

Hoje, além de consertador de sapatos de grande clientela, seu Zezinho é parte da memória viva da cidade. Tudo o que muitos querem saber sobre a velha Jacareí perguntam pra ele.

Sobre o trem, por exemplo, ele tem duas histórias que se destacam. A primeira foi vivida por ele e que até hoje traz saudade: comprar picolés na Sorveteria Leal, que ainda existe, para chupá-los sentado na mureta que separava a rua da estação ferroviária, e ver o trem passar.

A outra é uma pegadinha. Quando seu pai vinha pouco da roça para a cidade, alguém lhe dissera que, perto da estação, o apito da locomotiva era tão forte que derrubava quem estivesse por perto. "Uma vez a gente estava lá e quando meu pai percebeu que o trem ia sair se agarrou depressa num poste antes da locomotiva apitar". Quando soube que era "troça", ele sim quis derrubar o autor da brincadeira. Bons tempos!

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: