Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 15/06/2018 às 13h41
O cuidador da “cara” do Diário


BENEDITO VELOSO

Dos 50 anos que o Diário de Jacareí completa neste mês, 42 foram formatados pelo diagramador José de Oliveira Neto. O Filho Brilhante em destaque nesta edição é o mais antigo membro da equipe - entre funcionários, diretores e proprietários. 

José Neto, no entanto, tem o tempo total de sua trajetória em jornais equiparável à do DJ. Antes de vir para a cidade, ele trabalhou em outros jornais paulistas. Natural de Mirandópolis, começou no "Jornal da Região", de Andradina, como distribuidor, depois dobrador. Naquela época os jornais eram dobrados à mão, de 4 em 4 páginas que eram montadas (encartadas) segundo o tamanho de cada edição.

Quando saiu do jornal de Andradina, ele fez parte da equipe de outros como avulso, até que uma crise fez com que ele tentasse trabalho em outra área na Capital. Em 1976 mudou-se para Jacareí para um teste no DJ, com o chefe da oficina, José Pimentel, a convite do falecido proprietário, Ulisses Guedes. Passou, foi contratado e mantém-se na empresa até hoje.

No início, a sede era na Rua XV de Novembro, em frente ao Fórum. Depois, o DJ mudou para a Rua Antônio Afonso em um terreno da Santa Casa próximo ao INSS. Mais tarde, foi pedido o imóvel e o DJ migrou 50 metros além, para a Rua Lamartine, onde existiu a fábrica de meias Visetti. Na virada do século, com o início do sistema offset de impressão, o Diário de Jacareí foi para a Avenida Avareí, no Parque Brasil.

Quando o jornalista Ângelo Ananias adquiriu o DJ, em 2007, aconteceu a mudança definitiva para o prédio próprio da Rua João Américo da Silva. Em toda essa trajetória esteve presente José Neto, a responder pela aparência do mais importante jornal da cidade, para que "sempre seja, a cara do diário, de Jacareí".

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

28 FEV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: