Publicidade
Quarta-feira, 03 de Março de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 03/05/2019 às 14h53
O Cotidiano das Estações


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Há muitos dados interessantes quando o assunto é a Estação Espacial Internacional. No dia a dia, a gravidade zero impõe desafios para nossos bravos argonautas e exige grandes avanços tecnológicos.

Já na Estação Ferroviária de Jacareí, coração histórico e cartão postal da cidade, a rotina diurna é de dinâmica repartição pública, mas a noite expõe as mazelas permanentes do atraso humano.

A alimentação dos astronautas é desidratada e bastante temperada, pois o transporte rarefeito das partículas olfativas dificilmente atinge o paladar. Os aniversariantes comem lagosta à moda francesa.

A janta dos mendigos que dormem na Estação de Trem depende da solidariedade da turma do sopão, principalmente no rigoroso inverno. De tempero leve, tem cheirinho gostoso e muito sabor.

Lá no espaço sideral, os homens fazem suas necessidades de maneira muito asséptica. Urina e fezes são envelopadas. Tudo é rigorosamente esterilizado e transportado para a Terra, no vaivém das naves repositoras.

Ao inverso, no centro de Jacareí, a Estação inteira é um grande banheiro. O cheiro dos dejetos humanos coleia livremente pelo ar. Talvez seja mais forte nas portas da Fundação Cultural.

Por falar em odor, dentro da Estação Espacial, o cheirinho é sempre de carro novo. Bem, não se pode dizer o mesmo daqui. Uma catinga pútrida predomina nas proximidades dos trilhos afonsinos.

A única semelhança entre os ocupantes da Estação Espacial e os mendigos que moram no Pátio dos Trilhos é a forma de tomar banho. Nada de chuveiro, só a técnica dos paninhos úmidos. Ah, o xampu espacial independe de lavagem.

Para dormir, os astronautas pregam sacos térmicos russos à parede. Sem gravidade, o corpo flutua e a cabeça não precisa de travesseiro. Alguns gostam de ler antes de dormir.

Os sem-teto disputam espaço no concreto sob o telhado histórico da Estação, onde antes eram vendidos os biscoitos que tornaram famoso o município. Alguns adormecem abraçados ao litro de bebida.

Os cientistas têm muito trabalho na Estação Espacial. Ocupam-se o dia todo entre computadores, análise de dados em relatórios, cuidadosos protocolos e longos reparos externos. Já os 'ferroviários' do Século XXI, só Deus sabe.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

03 MAR
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: