Publicidade
Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 06/09/2019 às 13h09
O Campeão Solidário


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O Barão de Coubertin, criador dos jogos olímpicos modernos, cunhou a mais famosa de todas as citações lapidares da Humanidade: "o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade."

Na quinta-feira retrasada (29/8), o jacareiense Antônio Leme encarnou exemplarmente o lema olímpico, durante os Jogos Paralímpicos Pan-americanos, disputados em Lima, capital do Peru.

Representando o Brasil, nosso esportista conhecido como Tó, praticante da bocha adaptada (categoria BC3), enfrentava em partida eliminatória o atleta da casa Dean Nolasco.

A porfia estava deveras equilibrada e o adversário contava com toda a torcida a seu favor. Depois de acirrada guerra de estratégias, Tó conseguiu abrir ligeira vantagem (3x0).

Foi, então, que ocorreu o infortúnio - a antena de Nolasco partiu-se inesperadamente, e a regra é clara: não é permitida a substituição de equipamento.

As circunstâncias deixaram o peruano numa sinuca de bico. A categoria BC3 congrega pessoas com severa limitação física. Ou seja, ele não conseguiria remendar a vareta e a partida seria encerrada por W.O.

É nessas horas que se mostra um verdadeiro vencedor: Tó permitiu a intervenção de terceiros em prol do oponente e Nolasco teve a vara remendada por sua equipe.

O genuíno campeão não é simplesmente um colecionador de medalhas e taças reluzentes, mas aquele que carrega bondade e generosidade em seu coração. Esse é o tipo de conduta que nos orgulha como jacareienses e brasileiros.

Cogita o Comitê Olímpico que o gesto de Tó possa ser agraciado com a medalha Pierre de Coubertin, honraria esportiva-humanitária concedida a pessoas que demonstrem alto grau de esportividade e espírito olímpico durante a disputa dos Jogos.

Da galeria de laureados, constam apenas 21 personalidades, dentre as quais só um brasileiro, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.

Nada mais justo. Sem desdouro doutros grandes esportistas, Tó é o mais importante atleta afonsino de todos os tempos, acumulando conquistas inigualadas: campeão olímpico e pan-americano.

Com ajuda dos intérpretes, ele merece ter todas as suas entrevistas devidamente registradas e catalogadas para a posteridade, no arquivo histórico de Jacareí. 

Antônio Leme é atleta patrocinado pelo SESI e apoiado pela Prefeitura de Suzano.

"Um mundo melhor só poderá surgir por intermédio de pessoas melhores". (Barão de Coubertin)

Publicidade
Comentários (1)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Daniel Rosa   2 semanas atrás
Por gestos de pessoa igual o To,ainda acredito no ser humano.amem
23 SET
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: