Publicidade
Segunda-feira, 17 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 27/01/2017 às 10h53
O buraco é mais embaixo


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Enquanto a renovação burguesa rebola para tapar o rombo orçamentário espalhado ao longo dos trilhos do trem da alegria, a chuva que há duas semanas castiga Jacareí abriu novas crateras no asfalto de isopor das Avenidas Malek Assad e Independência, prontamente vistas e remendadas pela nova e zelosa administração.

Lastimavelmente, é preciso reconhecer que nem todo asfalto é sólido como o da Rua Lucinda Pires, breve, charmosa e preferida. Referido logradouro está para Jacareí como Carnaby Street está para Londres ou a Rue Mouffetard para a Cidade Luz. Guardadas as devidas proporções, é claro, pois a Dona Lucinda é bem melhor.

Assim como existe toda uma técnica para comer Sonho de Valsa (primeiro a casca e depois o miolo do bombom), a Rua Lucinda também tem o jeito certo de trafegar a pé - o transeunte interessado deve seguir pela mão do trânsito, da esquina dos mendigos em direção à academia de vigilantes.

Na largada, frente a frente, dois estabelecimentos disputam ferrenhamente o título de popularidade dos pecados capitais, a gula e a luxúria. Numa esquina, a loja de moda para obesos; noutra, o sex shop. O vitrinista deste certamente é leitor desta pudibunda coluna, pois, na evidente tentativa de seduzir nossos leitores vorazes, substituiu às pressas as roupas íntimas encarnadas e ferramentas afrodisíacas, expostas semana passada, pelo livro intitulado Fantasias Sexuais, de autoria anônima, capa preta e detalhes rococós na estampa. Pudico, até mudei de calçada.

Desse outro lado, para gáudio saudosista, é possível ainda divisar na cornija do prédio as letras da Loja Bidu. De fato, a banda da esquerda é mais interessante. A começar pelo letreiro luminoso da loja de utilidades domésticas, decerto instalado há pelo menos meio século. Material antigo e telefone de somente cinco dígitos, com notável interesse histórico e cultural. Os renovadores burgueses precisam ficar de olho nessa peça e incorporá-la oportunamente ao acervo do museu municipal.

Ah, que passeio aprazível e intrigante. 'É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa' (J.R.R. Tolkien). Por isso, vou parando e o resto fica para semana que vem.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 MAI
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: