Publicidade
Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 28/02/2020 às 15h15
Mulheres


BENEDITO VELOSO

Entramos agora em março no mês das mulheres. Sabiamente alguém concluiu que um único dia, 8 deste mês, é pouco para homenageá-las. Um mês também, mas não se pode desejar tudo. Jacareí tem sua fundação provocada por elas, ao forçarem os maridos a exigir das autoridades de Mogi das Cruzes que o povoado se tornasse vila. Com isto haveria padre para batizar os que aqui nasciam e elas deixariam de viajar dois dias em lombo de burro para que o mundo tivesse mais um cristão. 

Ao longo do tempo, Jacareí vem sendo privilegiada pelo esforço de suas habitantes, as quais tendo ou não nascido aqui deixaram sua marca ao longo dos anos de sua história urbana. Podemos citar ao acaso dona Elvira Lopes, parteira, nas mãos de quem centenas de Jacareienses vieram ao mundo. Na primeira metade do século 20, mães, a maioria de prole numerosa, tinham os filhos em casa muitas correndo risco de vida pela falta de assistência adequada. 

Dona Jovita Scavone, no final do século, desejava ser artista plástica. Cedeu à vontade do pai que a queria professora. Dedicou parte da vida ensinando crianças da zona rural onde conheceu pobreza e miséria das que mal tinham o que comer. A lista é imensa. Que o 8 de março deste ano sirva para manter todas na memória da cidade. Individualmente ou em grupo anônimos, como as costureiras que voluntariamente cuidavam das fardas dos combates na Revolução Constitucionalista de 1922. Dois séculos antes, as lavadeiras que cuidavam das roupas no pequeno porto existente no final da ladeira que vinha da Matriz (o Rio Paraíba passava por ali): por medo dos jacarés teriam elas pedido uma procissão em que se lançou no rio a imagem de Nossa Senhora da Conceição, cujo culto deu nome à Vila e até à devoção a Virgem Aparecida. Mulheres.

Comentários (1)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Daniel Rosa   11 mêses atrás
Berta Celeste Homem de Melo e um nome que nao pode ser esquecido jamais.
25 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: