Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2020 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 13/12/2019 às 14h48
Melhores do Ano


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Durante a longa duração da Dinastia do Proletariado, que comandou com mãos de ferro a cidade por mais de uma década e meia, a iniciativa privada esteve sotoposta pelo viés estatizante da sua casta dirigente.

Assim que a Renovação Burguesa foi içada ao poder pela reação conservadora do eleitorado, necessária à sobrevivência do País, o mercado voltou a florir no terceiro setor de Jacareí.

Invocando as bênçãos da Divina Providência, esta coluna houve por bem consultar centenas de estetas em educação, gastronomia, esportes, cenário cultural e cidadania, para destaque dos melhores do ano em nossa urbe.

O grande vencedor na categoria restaurantes foi Minha Mãe Fazia, estabelecimento de charme, de delicada cozinha vegana com toques de modernidade, localizado no coração do Jardim Leonídia, onde mora ou trabalha a nata da sociedade nativa.

O comércio jacareiense é mesmo imprevisível. Onde gigantes imbatíveis em seus ramos já foram abatidos, sem piedade, pela solene ignorância do público consumidor local, era absolutamente inesperado o sucesso desses empreendedores restritos, que ainda se dão ao luxo de não abrirem aos sábados.

Ainda pela área gastronômica, na categoria boteco, o destaque foi o Bar do Japonês, consagrado por seus refinados pratos exclusivos, ambiente intimista e clientela literalmente selecionada pelo exigente dono, que já mandou avisar: em 2020, só trabalhará de quartas a sextas-feiras.

Entre os fornecedores de serviços esportivos, como esperado, mais uma conquista para a prateleira já repleta de troféus da Escolinha de Futebol do São Paulo Futebol Clube, atual campeã municipal sub-07.

A empresa não funciona apenas pelo atrativo da grife. O corpo docente, recheado de ex-profissionais dos gramados e capitaneado pelo vocacionado Mestre Lino, ganhou poderoso reforço com a chegada do Professor Camilo, que prima pela formação moral dos atletas. Não por acaso, está a transbordar de alunos.

No campo cultural, o resultado também foi uma barbada. Ganhou a imbatível Catioca, cujo ponto cultural multicolaborativo cheio de cursos este ano foi acrescido de Clube da Leitura (aos apreciadores dos clássicos da língua portuguesa) e acesso Pet Friendly (com cardápio canino de aperitivos).

Semana que vem, arremataremos o rol do sucesso afonsino.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 JAN
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: