Durante a longa duração da Dinastia do Proletariado, que comandou com mãos de ferro a cidade por mais de uma década e meia, a iniciativa privada esteve sotoposta pelo viés estatizante da sua casta dirigente.
Assim que a Renovação Burguesa foi içada ao poder pela reação conservadora do eleitorado, necessária à sobrevivência do País, o mercado voltou a florir no terceiro setor de Jacareí.
Invocando as bênçãos da Divina Providência, esta coluna houve por bem consultar centenas de estetas em educação, gastronomia, esportes, cenário cultural e cidadania, para destaque dos melhores do ano em nossa urbe.
O grande vencedor na categoria restaurantes foi Minha Mãe Fazia, estabelecimento de charme, de delicada cozinha vegana com toques de modernidade, localizado no coração do Jardim Leonídia, onde mora ou trabalha a nata da sociedade nativa.
O comércio jacareiense é mesmo imprevisível. Onde gigantes imbatíveis em seus ramos já foram abatidos, sem piedade, pela solene ignorância do público consumidor local, era absolutamente inesperado o sucesso desses empreendedores restritos, que ainda se dão ao luxo de não abrirem aos sábados.
Ainda pela área gastronômica, na categoria boteco, o destaque foi o Bar do Japonês, consagrado por seus refinados pratos exclusivos, ambiente intimista e clientela literalmente selecionada pelo exigente dono, que já mandou avisar: em 2020, só trabalhará de quartas a sextas-feiras.
Entre os fornecedores de serviços esportivos, como esperado, mais uma conquista para a prateleira já repleta de troféus da Escolinha de Futebol do São Paulo Futebol Clube, atual campeã municipal sub-07.
A empresa não funciona apenas pelo atrativo da grife. O corpo docente, recheado de ex-profissionais dos gramados e capitaneado pelo vocacionado Mestre Lino, ganhou poderoso reforço com a chegada do Professor Camilo, que prima pela formação moral dos atletas. Não por acaso, está a transbordar de alunos.
No campo cultural, o resultado também foi uma barbada. Ganhou a imbatível Catioca, cujo ponto cultural multicolaborativo cheio de cursos este ano foi acrescido de Clube da Leitura (aos apreciadores dos clássicos da língua portuguesa) e acesso Pet Friendly (com cardápio canino de aperitivos).
Semana que vem, arremataremos o rol do sucesso afonsino.