Segunda-feira, 06 de Abril de 2020 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 29/04/2016 às 11h14
Margot nos explica


RODRIGO ROMERO

Se você quer perder tempo, mas com um filme de qualidade, sem entender nada, assista a 'A Grande Aposta' (2015). Destaque do cinema, a fita pegou pra si o tema talvez mais enigmático e controverso dos últimos tempos: explosão da bolha econômica que se iniciou nos Estados Unidos em meados da década passada.

Na época, com facilidades e preços tanto módicos, milhares de pessoas adquiriram imóveis. Depois, ao olhar em volta, observar as condições ruins da economia, não tinham mais como pagar. Como no jogo de queda dos dominós, um fato atropelou o outro, centenas de empresas foram à falência, ocorreu aquilo tudo que a gente se cansou de ver.

'A Grande Aposta' trata disso com algum refinamento, mas, não sei se de propósito, o roteiro de Charles Randolph e Adam McKay, baseado no livro de Michael Lewis, é 100% escrito num economês intragável, inexplicável. Não consegui contar quantas vezes eu boiei naquele ritmo ágil, dinâmico da edição, sem compreender bulhufas do que era dito.

Neste caso, o também diretor McKay, inventou um modo bacana de se 'redimir', digamos: são celebridades que tomam as rédeas em momentos em que o público se vê perdido com o linguajar e entram em cena para, de maneira didática, explicar o que está acontecendo.

McKay conta com elenco de peso: Ryan Gosling, Christian Bale, Steve Carell, Marisa Tomei, Melissa Leo. Brad Pitt faz participação especial como um ex-investidor que ajuda dois adolescentes a ficarem ricos. Pitt, um dos produtores de 'A Grande Aposta', aliás, mostra que está sabendo envelhecer.

Aos 52 anos, completados em dezembro, tem se metido em empreitadas seguras e o seu visual está a par do passar dos anos. Bale e Carell, por suas vezes, esbanjam cada vez mais qualidade da nova geração de astros quarentões. Não trepidam. Em cada novo trabalho, se sobressaem aos demais e levam nas costas as obras.

Principalmente Carell, hoje já um ex-ator de comédias rasgadas, sejam elas seriados ou longas, está um degrau acima. 'A Grande Aposta' levou o Oscar de roteiro adaptado. Foi indicado a melhor filme, ator coadjuvante (Bale), direção e a edição. Daqui a algum tempo será um filme cult.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

06 ABR
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: