Publicidade
Domingo, 13 de Junho de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 18/08/2017 às 15h11
Literatura contra o crime


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O trabalho em plantão regional de finais de semana e feriados proporciona a juízes de direito e promotores de justiça nítido panorama dos riscos criminais a que está sujeita a população afonsina e a constatação reúne curiosidades pitorescas e intrigantes.

Batedores de carteira e assaltos a mão armada nos cruzamentos são cada vez mais raros. Em busca de menos risco e mais comodidade, uns arrumaram alguma bolsa do governo para sobreviver, outros preferiram virar traficantes.

Todavia, ainda podem acontecer. Logo, convém ao cidadão atentar ao clima. Os criminosos detestam trabalhar, não gostam de acordar cedo e menos ainda de enfrentar chuva e frio. Preferem a turbamulta, dias ensolarados, noites quentes e datas de comércio agitado. Agem basicamente no fluxo da multidão - o número de assaltantes é proporcional à quantidade de gente na rua. Portanto, cuidado redobrado nas compras de sábado de manhã.

Como relatado na semana passada nesta coluna, a vítima preferida de trombadinhas são mulheres caminhando pela rua distraídas ao celular, notadamente nas proximidades de pontos de ônibus. Mais que a bolsa feminina, os pivetes querem o aparelho telefônico, que é ótima moeda de troca nas bocas de fumo.

Quanto a roubos de veículos, uma informação surpreenderá o leitor: o local mais perigoso de Jacareí é a Praça Anchieta, também conhecida como Praça da Matriz. Confiantes na proteção divina, muitos motoristas se esquecem do perigo, estacionam nas laterais da igreja e permanecem no interior dos carros lendo jornal ou distraídos ao telefone. É aí que são assaltados por marginais que são confundidos com flanelinhas.

Se o condutor não deseja ficar a pé vendo seu automóvel levado pelo meliante, a prevenção deve começar pela escolha duma charanga chamativa e impopular, pois marcas, modelos e cores comuns são mais visados pelos delinquentes, encorajados por transitar no anonimato e vender rapidamente o bem.

Finalmente, evite furtos com duas dicas simples. Pare de lavar o carro por fora e deixe sempre muitos livros dentro do veículo. Carro sujo não desperta cobiça e bandido tem ojeriza de livro, com três únicas exceções: código penal, código de processo penal e Bíblia.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

13 JUN
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: