Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 05/08/2016 às 10h45
Legado Olímpico


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Berlim é uma cidade encantadora no outono. Nada que se compare a Jacareí, como ressalvaria o lendário professor Peter Wolf, mas é ótima. O charme histórico da capital germânica é marcante, e seu ápice é o traçado do Muro. Onde antes ele existia, hoje consta assinalada no chão a divisão entre dois mundos antagônicos.

Assim como a história é vista como um patrimônio pelos alemães, Jacareí reverteu a triste tradição brasileira de concebê-la como simples fonte de vergonha e razão de esquecimento. A passagem do fogo olímpico, embora fugaz, deixou chamuscadas as marcas indeléveis do progresso em nossa cidade.

Tal qual o Muro de Berlim, é possível saber por onde andou a tocha. É só olhar para o chão. Onde houver pista pintada e tinta fresca nas sarjetas, é por lá que a comitiva passou. Fora do trajeto, no quarteirão ao lado, campeiam o desbotamento e o mato crescido no meio-fio. Que o diga a rua do cassino, também conhecida como Leonor Chaves Dias.

Entretanto, o legado da tocha não poderia se resumir à sinalização rasteira para magnificamente se sobrepor ao mistério das Linhas de Nazca. Os Jogos Olímpicos foram além e deixaram para Jacareí um moderníssimo semáforo na confluência das ruas Barão e Olímpio Catão (teria havido aqui algum nepotismo por parte dos deuses do Olimpo ou é mera coincidência onomástica?).

Não se trata de um farol qualquer a disciplinar o trânsito caótico de veículos e pedestres daquele logradouro. É um aparelho com contagem regressiva, do verde para o rubro, como nas melhores cidades do Brasil. Assim, ninguém mais corre o risco de avançar no sinal vermelho.

Sei que padeço do perigo de ser desmentido pelos arquivos históricos do mestre BSL, que pode achar alguma geringonça trazida de França pelo Coronel Gomes Leitão no tempo do guaraná com rolha. Porém, o novo semáforo afonsino é motivo de trepidante júbilo, pois é verdadeiramente  o primeiro a aqui funcionar com contagem regressiva para motoristas. E tem mais uma vantagem: o totem tem cores sóbrias e ostenta discretamente o nome da rua que cruza, diferenciais raríssimos de encontrar por aí.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

28 JAN
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: