Publicidade
Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 25/10/2019 às 14h25
José Éboli de Lima


BENEDITO VELOSO

Jacareí não é 'berço da cultura e do saber' como saúda a escritora Salette Granato. Foi. Agora é também 'berço do ensino profissionalizante'. O responsável: Professor José Éboli de Lima. 

Paulistano, nasceu no tradicional bairro da Penha, em São Paulo - o ano era 1925, época dos bondes elétricos serem o top do transporte coletivo da cidade. Filho da jacareiense Isabel Éboli de Lima, recebeu dela as primeiras letras.  

Tomou gosto pelo ensino e graduou-se em Magistério em 1952, quando já formado contabilista. Era muito comum, naquela época, os operários serem analfabetos. Então, ele passou a dar aulas gratuitas na alfabetização de adultos, durante três anos, nas empresas em que continuara atuar como contador.

Em 1955, Éboli foi aprovado em concurso público do Estado e passou a dar aulas em várias cidades do interior. Fez novo curso na Capital e, em outro concurso, foi aprovado como Diretor Escolar. Cursou pedagogia e, em janeiro de 1977, foi transferido para a escola 'Professor Antônio José de Siqueira', no distrito de São Silvestre.

Ali, obteve apoio da Indústria de Papel Simão para implantar um pioneiro curso profissionalizante de habilitação plena em Química e Mecânica. Vinha gente de todas as cidades do Vale, e até de outros estados, para fazer o curso em Jacareí dado o aumento das possibilidades de emprego proporcionado pela qualidade do ensino ministrado em São Silvestre. 

Até hoje, ex-colegas seus, professores e diretores de escola o têm como referência e aplicam seus métodos de ensinar com sucesso. O mestre aposentou-se em outubro de 1995, depois de 40 anos de trabalhos dedicados à melhoria das pessoas por meio do ensino profissionalizante. 

Éboli morreu em junho de 2001. Em 2004, a Assembleia Legislativa do Estado prestou-lhe merecida homenagem, ao dar à escola estadual de São Silvestre o nome desse filho brilhante: 'José Éboli de Lima'. 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

14 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: