Publicidade
Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 14/10/2016 às 12h19
Izaias anuncia parte de secretariado com cinco mulheres no 1º escalão


ANGELO DE PAULA ANANIAS

SECRETARIADO
O prefeito eleito Izaias Santana (PSDB) deverá anunciar nesta segunda-feira (17) parte de seu secretariado. Segundo o Diário de Jacareí apurou serão apresentados cinco nomes, todos de mulheres. Na sexta-feira (14), foram confirmados três deles: Maria Thereza Souza Cyrino (Educação), Rossana Vasques (Meio Ambiente) e a vereadora eleita Patrícia Juliani (Assistência Social). Neste caso, Patrícia assume uma cadeira na Câmara e, em seguida, pede licença da função, sendo substituída pelo primeiro suplente, Aderbal Sodré, também do PSDB, que teve 1.619 votos.

EXTINÇÃO
O anúncio de Izaias incluirá também a extinção de duas pastas: da Secretaria de Comunicação Social, com sua incorporação à Chefia de Gabinete ou à Secretaria de Governo, cujos titulares ainda não estão definidos, e da Secretaria de Negócios Jurídicos, que deverá ter suas funções de assessoria, consultoria e representação coordenadas pela futura Procuradoria do Município de Jacareí. 

SABATINA
No encerramento da série 'Café com Conversa' de 2016, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), regional de Jacareí, receberá na quarta-feira (19), às 9h30, o prefeito eleito Izaias Santana. O encontro seguirá o modelo das sabatinas anteriores, quando sete dos oito candidatos (menos Haka, que teve problemas de saúde no dia) falaram sobre seu plano de governo.

CANDIDATAS
O primeiro turno do pleito municipal deste ano elegeu apenas 12% de mulheres para os cargos de prefeito em todo país, segundo análise feita pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta eleição, o percentual de mulheres que disputaram cargos eletivos ultrapassou 30%. De acordo com o TSE, a primeira vez que isso ocorreu foi nas eleições municipais de 2012, quando partidos políticos e coligações atingiram o percentual de 32,57% de candidatas.

MAIORIA
Segundo o TSE, do total de candidatos, 155.587 (31,60%) eram mulheres e 336.819 (68,40%), homens. Na disputa para os cargos de vereador em todo o país, a proporção foi ainda maior: 32,79% candidatas. Na disputa para prefeito, 12,57% dos candidatos eram do sexo feminino. A região que proporcionalmente elegeu mais mulheres nos cargos de prefeito foi o Nordeste, com um índice de 15,99%, seguido por Norte (14,80%) e Centro-Oeste (12,58%). As regiões Sul e Sudeste ficaram com 7,05% e 8,9%, respectivamente. O levantamento considera dados divulgados pelo TSE até o dia 6 de outubro.

PARTICIPAÇÃO
Atualmente, as mulheres têm baixa participação em cargos eletivos no país, com 10% das cadeiras da Câmara dos Deputados e 14%, no Senado. Segundo o TSE, o percentual é idêntico nas assembleias estaduais e menor ainda nas Câmaras de Vereadores e no Poder Executivo.
Para equilibrar o cenário, a obrigatoriedade imposta de percentual mínimo de mulheres nas disputas eleitorais foi reforçada pela alteração na Lei nº 12.034/2009, que substituiu a expressão prevista na lei anterior - "deverá reservar" - para "preencherá". A partir de então, o TSE tem o entendimento de que, na impossibilidade de registro de candidaturas femininas no percentual mínimo de 30%, o partido ou a coligação devem reduzir o número de candidatos do sexo masculino para se adequar às cotas de gênero.

ERRAMOS
No último sábado (8), publicamos neste espaço uma declaração do presidente da Câmara, Arildo Batista (PT), segundo a qual ele reconhecia que o resultado das urnas foi uma resposta ao desempenho do grupo que comanda a atual administração municipal. Erramos! Na verdade, em conversa com este jornalista, Arildo atribuiu a queda de votos do PT aos problemas que o partido enfrenta no âmbito federal, sem citar, em nenhum momento, o desempenho da administração do prefeito Hamilton.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: