Publicidade
Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 28/06/2012 às 12h14
Giro pela cidade


ANGELO DE PAULA ANANIAS

JOVENS 
Na última terça-feira (26), foram eleitos os adolescentes que serão prefeito e o presidente da Câmara Municipal por um dia. A eleição foi realizada durante o seminário 'Criança e Adolescente Participando da Construção da Cidadania', que aconteceu no EducaMais Espaço Centro. O prefeito eleito é Lucas Brito dos Santos (12 anos), aluno do 8º ano da escola Atenas Paulista e a presidente da Câmara Municipal eleita é Gabriela Abreu Barreto (15 anos), que representou o Centro da Juventude, projeto social mantido pela prefeitura.

SAÚDE O vereador Diobel Fernandes (PSDB), autor do pedido (???), foi o grande ausente do encontro com o secretário de Saúde de Jacareí, Antônio de Paula Soares, que compareceu à Câmara Municipal, na quarta-feira (27), para prestar esclarecimentos sobre os serviços na rede pública de saúde na cidade. Os vereadores Laudelino Amorim (PT), Valmir do Meia-Lua (PSD) e o presidente Itamar Alves (PDT) compareceram à reunião e interpelaram o secretário com questionamentos envolvendo a falta de especialistas, a demora de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e as deficiências da Santa Casa.

NÚMEROS
O secretário apresentou dados sobre o atendimento na área da saúde em Jacareí. São 16 UBS (Unidades Básicas de Saúde), sete atendem no programa 'Saúde da Família', cinco tradicionais e quatro funcionando 12 horas - Parque Santo Antônio, Cidade Salvador, Jardim das Indústrias e a recém-inaugurada Santa Cruz dos Lázaros. Atualmente, são realizadas 530 mil consultas por ano, 185 mil na atenção básica, 113 mil especialidade e 230 mil em urgência e emergência. Antônio Soares também ressaltou que a população precisa fazer a sua parte. A cada 100 consultas com especialistas, 27 pessoas não comparecem. Nos atendimentos realizados fora do município, cerca 60% dos pacientes faltaram, ou seja, a cada 10 pacientes, seis não comparecem. O laboratório municipal realiza 600 mil exames por ano, porém, 200 mil não são retirados.

REGIMENTO INTERNO
Os vereadores aprovaram por 12 votos uma alteração ao Regimento Interno da Câmara de Jacareí, quanto à apreciação de proposituras.  O projeto, de autoria dos vereadores Laudelino Amorim, Rose Gaspar e Marino Faria, todos do PT, só permitirá a apresentação de pedidos de informações sobre o mesmo assunto já rejeitado em plenário após 180 dias. Uma emenda apresentada pelo vereador Valmir do Meia-Lua (PSD) e aprovada por unanimidade, reduz o prazo para três meses.

CASA DO CURATIVO
O vereador Edinho Guedes (PMDB) teve a aprovação, por 11 votos favoráveis e um contrário, de sua projeto que declara de utilidade pública o Centro de Apoio às Pessoas Portadoras de Úlceras da Pele, a 'Casa do Curativo'. Fundada em 2004, a entidade filantrópica oferece gratuitamente curativos aos portadores de úlceras na pele. O atendimento é realizado por voluntários a pessoas carentes que não possuem condições econômicas para suportar os encargos de tratamento especializado.

AMIGO DA CRIANÇA
O prefeito Hamilton Mota esteve em Brasília, na quarta-feira (27), para receber o 'Prêmio Prefeito Amigo da Criança', instituído pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. Ele estava acompanhado de Vera Lino, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania. Nesta edição, a fundação reconheceu apenas 182 cidades entre os 1.566 municípios inscritos. Essa é a terceira vez que Jacareí recebe o prêmio, que já contemplou a cidade em 2004 e em 2008.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: