Publicidade
Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 26/06/2012 às 17h09
Giro pela cidade


ANGELO DE PAULA ANANIAS

 INELEGÍVEIS
A falta de clareza da decisão que proibiu políticos com contas rejeitadas de disputar as eleições de 2012 levou o assunto novamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou consulta ao TSE em que questiona aspectos práticos da decisão, como o limite temporal para que a rejeição de contas interfira no registro deste ano. No início do mês, o TSE decidiu, por 4 votos a 3, que políticos com contas desaprovadas não poderão concorrer nas eleições deste ano. Os ministros endureceram a regra aplicada até então, que exigia apenas a prestação de contas para o candidato ser considerado quite com a Justiça Eleitoral.

INELEGÍVEIS II
Durante o julgamento, a corregedora do TSE, ministra Nancy Andrighi, destacou a existência de uma lista com 21 mil políticos que tiveram contas desaprovadas em eleições anteriores. No entanto, o TSE não deixou claro se um candidato com contas rejeitadas em 2006, por exemplo, deveria ter a candidatura negada, ou se apenas os que tiveram contas rejeitadas em 2010 ficariam inelegíveis. O tribunal deixou para analisar caso a caso.

ORIENTAÇÃO
Para orientar os candidatos sobre as novidades e as ações que não podem ser realizadas nas prefeituras e câmaras, o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) realiza, a partir de 4 de abril, os Seminários Eleitorais. O evento irá percorrer o Estado para que candidatos, partidos políticos, coligações e representantes da administração municipal tenham a oportunidade de conhecer a legislação eleitoral e o que pode ou não ser feito. O  primeiro seminário acontece no dia 4 de abril, na sede do Cepam, localizada na Av. Professor Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, São Paulo (SP). As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site http://eventos.cepam.sp.gov.br/SEventos/.
O seminário estará em São José dos Campos no dia 24 de maio.

ADIAMENTO
Para discutir melhor a proposta com os proprietários dos estabelecimentos, o vereador Marino Faria (PT) solicitou o adiamento, por duas sessões, de sua proposta que institui a cobrança por tempo fracionado nos estacionamentos particulares de Jacareí. Segundo a proposta, o sistema de cobrança fracionada terá como base parcelas de dez minutos, partindo do tempo mínimo inicial de trinta minutos, sendo o valor de cada parcela estipulado pela divisão do valor cobrado pelo período de uma hora por seis, e a parcela do tempo inicial a soma de três parcelas.

POSTES
O vereador Valmir do Parque Meia-Lua (PSD) pediu o adiamento, por três sessões, da sua proposta sobre a obrigatoriedade da implantação de postes, obrigatoriamente na divisa dos lotes, válidos para novos empreendimentos de loteamento e conjuntos habitacionais do município. Outro projeto adiado por três sessões é do vereador Adriano da Ótica (PPS), que altera a legislação sobre a instalação de cercas energizadas destinadas à proteção de perímetros em Jacareí.

ÚNICO crédito- PMJ/Arquivo
O secretário de Esportes e Recreação, Hernani Barreto (foto), está de 'malas prontas'. Ele deixa o cargo no início de abril para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Jacareí. Hernani será o único do 'primeiro escalão' do governo petista a concorrer e, segundo apurou a coluna, com boas chances de vitória. Além do apoio de boa parte do secretariado, Hernani tem o reconhecimento de dirigentes, técnicos e atletas pelo trabalho que vem realizado no setor.

ENQUETE
Na próxima segunda-feira (26), representantes do Judiciário e da Prefeitura, reúnem-se para discutir o futuro do novo Fórum de Jacareí, ou na área atual ou em outro terreno que seria doado pela prefeitura, recebendo em troca a estrutura do complexo que funciona hoje na Praça dos Três Poderes. O assunto é bastante polêmico e motivou uma enquete no site do nosso jornal (www.diariodejacarei.com.br) com a seguinte pergunta: Qual a sua opinião sobre a possível saída do Fórum da Praça dos Três Poderes? 
Até às 18h de sexta-feira (23), o placar era o seguinte: 45% dos internautas não concordam com a mudança e acham que está bom assim;  43% concordam com a mudança e acham que a estrutura atual está obsoleta e apenas 12% se dizem indiferentes ao assunto. Participe! A enquete, que não tem valor estatístico, estará no ar até a próxima terça-feira (27).

REGIÃO METROPOLITANA
O deputado estadual Marco Aurélio (PT) participou, na sexta-feira (23), da solenidade de posse do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A cerimônia ocorreu no município de São Luiz do Paraitinga. Ex-prefeito de Jacareí, Marco Aurélio é um dos deputados indicados para representar a Assembleia Legislativa no Conselho. O órgão máximo da RMVale será formado ainda pelos 39 prefeitos da região e 39 representantes do Estado. O nome do presidente do conselho deve ser definido posteriormente entre os 39 prefeitos da região.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: