Publicidade
Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 09/01/2015 às 10h55
Fontes informam: mudanças à vista na Prefeitura e na Câmara de Jacareí


ANGELO DE PAULA ANANIAS

MUDANÇAS
O novo ano começa e com ele certo ar de mudanças toma conta da política local. Fontes deste colunista informam que o prefeito Hamilton Mota (PT), que tirou uma semana de descanso e retorna ao batente na próxima segunda-feira (12), ensaia nova alteração em seu secretariado. A primeira delas seria (no condicional mesmo) a troca de comando na Fundação Cultural com a saída de Sônia Ferraz (PMDB) e a entrada de Antonele Marmo (PT), atual Diretor de Eventos da autarquia.
A outra possível alteração estaria condicionada a um suposto desejo do vereador Hernani Barreto (PT) de voltar ao executivo, onde já exerceu atividades no IPMJ, secretário de Administração e secretário de Esportes e Recreação. Neste caso, na Câmara, quem deveria assumir seria o primeiro suplente do PT, Antonele, mas com a ida dele para a Fundação, o advogado José Rubens de Souza, hoje no Procon, e ligado ao deputado estadual Marco Aurélio, ocuparia uma cadeira no Legislativo. É esperar para conferir!

ARQUIVO PÚBLICO
O advogado de Jacareí, Izaias Santana, continua firme e forte na coordenação geral do Arquivo Público de São Paulo. A confirmação de seu nome foi feita pela Secretaria de Governo do Estado, que passou a comandar as atividades da instituição, antes atrelada à Casa Civil do Palácio dos Bandeirantes. Presidente do diretório municipal do PSBD, Izaias voltou ao trabalho no início desta semana.

POR ENQUANTO, NÃO!
Embora convidado, o ex-prefeito de São José dos Campos, Emanuel Fernandes, não aceitou ser secretário estadual no novo governo de Geraldo Alckmin (PSDB). Os mais céticos com a decisão, perguntam: será que Emanuel já está se preparando para disputar a prefeitura de São José dos Campos, em 2016, ou encerrou sua carreira política?

NOVO COMANDO
A jornalista Cristiane Prizibisczki, sobrinha da ex-chefe de gabinete da prefeitura, Nydia Natali, está bem cotada para assumir a Assessoria de Comunicação da Câmara de Jacareí. Ex-assessora do vereador Hernani Barreto (PT), Cristiane encerrou 2014 trabalhando no Arquivo Público Municipal, mas sem nunca ter deixado de prestar consultoria na área ao amigo parlamentar. 

NEPOTISMO
A governadora de Roraima, Suely Campos (PP/foto), criticou a recomendação do Ministério Público (MP) estadual para que sejam exonerados 'imediatamente' dos cargos os parentes que ela nomeou para vários cargos do Executivo nesta semana, logo após tomar posse. Em nota, ela alegou que o MP foi precipitado e não teve o mesmo rigor com a prática do nepotismo em relação a administrações anteriores. Suely Campos justificou o nepotismo afirmando em nota oficial que "o governo de Roraima espera tratamento isento e igualitário dos órgãos de fiscalização do Poder Público, considerando que é uma prática comum na história de Roraima a nomeação de pessoas próximas aos gestores para ocupar importantes secretarias, tanto na esfera estadual como municipal".

NEPOTISMO II
No início da semana, a governadora nomeou as filhas Emília Campos dos Santos e Danielle Ribeiro Campos Araújo para a Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social e para a Casa Civil, respectivamente; a irmã Selma Mulinari para Secretaria de Educação e os sobrinhos Frederico Linhares e Kalil Coelho para as secretarias de Gestão Estratégica e Administração e de Saúde (Sesau), respectivamente. Paulo Linhares, que também é sobrinho da governadora, foi nomeado secretário adjunto da Sesau. De acordo com o Ministério Público de Roraima, a governadora nomeou, ao todo, 15 parentes para a estrutura de governo estadual.

JUSTIFICATIVA
A administração estadual de Roraima, por sua vez, alegou que as nomeações estão "revestidas de legalidade" e não ferem a Súmula Vinculante número 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), editada em 2008, que veda o nepotismo. A súmula proíbe a nomeação de parentes para cargos de direção, chefia ou assessoramento, em exercício de comissão ou de confiança na administração pública direta e indireta.

 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: