Publicidade
Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 09/02/2018 às 14h24
Emenda parlamentar garante ambulância para São Silvestre


ANGELO DE PAULA ANANIAS

TERCEIRA IDADE
A Câmara retornou do recesso e aprovou, na quarta-feira (7), a criação da Semana Municipal do Idoso e a concessão de declaração de utilidade pública à entidade religiosa e social Comunidade Evangélica Betel, em Jacareí. No primeiro projeto, da vereadora Márcia Santos (PV), o Plenário aprovou, por unanimidade, o evento que será realizado todos os anos na semana do dia 1º de outubro, data de celebração do Dia Internacional do Idoso.

UTILIDADE PÚBLICA
No segundo item da pauta, a Casa aprovou, também por unanimidade, projeto do vereador Abner de Madureira (PR) que declarou utilidade pública à Comunidade Evangélica Betel, sediada na Avenida Avareí, 181. "Desde 2006, ano de sua fundação, a entidade realiza diversos projetos sociais, com destaque para o 'Mulheres de Fé', que visa capacitar mulheres para inserção no mercado de trabalho como forma de complementação da renda familiar", afirmou Abner.

AMBULÂNCIA
A Prefeitura de Jacareí finalizou o processo de licitação para compra de uma ambulância, com investimentos destinados através de emenda do deputado estadual André do Prado (PR) na ordem de R$ 157 mil. O veículo será disponibilizado para o distrito de São Silvestre. A empresa vencedora do certame tem prazo de 25 dias para a entrega do veículo. A ambulância ficará na Unidade Municipal de Saúde da Família de São Silvestre, que tem, aproximadamente, 10 mil habitantes.

AUDITORIA
Para aumentar a confiança da sociedade na segurança das urnas eletrônicas, a Justiça Eleitoral deve permitir uma nova auditoria nas máquinas, além das que já existem. A ideia é auditar as urnas antes do início da votação, no mesmo dia do pleito. Representantes de partidos políticos e de integrantes da sociedade civil - que questionam a segurança das urnas - vão escolher zonas eleitorais para, no dia da votação, verificar se as urnas estão íntegras e se não foram violadas.

RESOLUÇÃO
O presidente do TSE, ministro Luiz Fux, informou que até o dia 5 de março o tribunal vai publicar a resolução para regulamentar a nova auditoria. O objetivo é reduzir a resistência de grupos críticos ao sistema de votação brasileiro. Até a última eleição, o TSE realizava uma auditoria paralela, também por amostragem, com simulação do voto para verificar se os candidatos inscritos estão corretos. Nesta auditoria, a urna não é usada para votação e a verificação ocorre fora das seções eleitorais.

FAKE NEWS
O ministro Luiz Fux tomou posse na presidência do TSE nesta semana e disse que uma das prioridades será o combate às notícias falsas, as chamadas fake news. Criado pelo ministro Gilmar Mendes, o conselho consultivo da internet recebeu novos integrantes na gestão de Luiz Fux. A Polícia Federal e o Ministério Público passaram a integrar o grupo, que contava com membros do Exército, da Fundação Getúlio Vargas, empresas de mídias sociais e outros órgãos do governo. Segundo o ministro Fux, o conselho vai atuar dentro do TSE e a imprensa tradicional ajudará na identificação das notícias falsas.

LEI DA FICHA LIMPA - Luiz Fux ainda defendeu que condenados em 2ª instância não podem participar das eleições, sob pena de se negar a eficácia da Lei da Ficha Limpa. Porém, caso o candidato consiga uma liminar da Justiça para concorrer, Fux acredita que, neste caso, o Plenário do TSE terá que se manifestar sobre a liminar que permitiu a candidatura de determinado político.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: