Publicidade
Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 18/07/2014 às 09h31
Em estado de coma, Corporação Musical de Jacareí precisa de ajuda


ANGELO DE PAULA ANANIAS

ELEIÇÕES
O número de candidaturas às eleições de outubro impugnadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) subiu para 613, em 20 Estados. De acordo com novo balanço parcial divulgado na última terça-feira (15), 289 delas foram rejeitadas com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados pela segunda instância da Justiça. O número de impugnações deve aumentar até o levantamento final.

PRAZO
Após o fim do prazo para registro na Justiça Eleitoral, no dia 5 de julho, as procuradorias eleitorais tiveram cinco dias para impugnar as candidaturas que apresentam irregularidades. Em outubro, mais de 24 mil candidatos devem concorrer aos cargos de deputado estadual e federal, senador, governador e presidente da República. A entrega do registro não garante a participação do político nas eleições. Após parecer do MPE, os pedidos são julgados por um juiz eleitoral, que verifica se todas as formalidades foram cumpridas.

PLEBISCITO
O Comitê Suprapartidário da Juventude de Jacareí vai se reunir no Diretório do PT, neste sábado (19), às 10h, para discutir e divulgar informações sobre o Plebiscito Constituinte. O encontro é aberto a todas as pessoas que queiram participar. A sede do diretório está localizada à Rua João Américo da Silva, 250, na região central da cidade.
Os comitês populares são os instrumentos para quem deseja se informar, discutir e participar do Plebiscito Constituinte, que vai ocorrer na Semana da Pátria, de 1 a 7 de setembro, quando os participantes responderão à pergunta: "Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?" Haverá postos de votação em várias cidades. Se a maior parte das pessoas disser 'Sim', abre-se o processo para a realização do plebiscito. Os organizadores estimam que de 10 milhões a 15 milhões de pessoas vão participar.

DE CABEÇA
O coordenador do Arquivo Público de São Paulo, Izaias Santana (PSDB), informou que sairá de férias em setembro para se dedicar exclusivamente à campanha eleitoral. Neste sábado (19), ele estará presente em passeata pelas ruas da região central de Jacareí dos candidatos a deputado Eduardo Cury (federal) e Patrícia Juliani (estadual).

PMDB 
O vice-presidente Michel Temer (foto) reassumiu na quarta-feira (16) a presidência nacional do PMDB, que vinha sendo ocupada pelo senador Valdir Raupp (RO), vice-presidente da legenda. Temer disse que, à frente do partido, terá atuação mais direta no período eleitoral, defendendo os interesses do PMDB na coalizão de partidos formada para a disputa eleitoral de outubro.

ESQUECIMENTO
A tradicional Corporação Musical de Jacareí está lutando para sobreviver ante o esquecimento a que foi relegada já há algum tempo pelas autoridades municipais, que antes lhe davam ajuda regular. O pouco que consegue, ainda torna sua trajetória mais espinhosa. Os folhetos da Fundação Cultural marcam o dia de sua apresentação para domingo (27), quando o correto é sábado, 26 de julho, no coreto da Praça do Rosário.

DINHEIRO EM CAIXA
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (16), por unanimidade, emenda à matéria que aumenta o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 1%. A medida divide a elevação em duas parcelas de 0,5%. O aumento representa para as prefeituras R$ 2,3 bilhões em 2015 e R$ 4,5 bilhões em 2016. A emenda ao projeto foi apresentada pelo senador Humberto Costa (PT-PE). Os parlamentares também aprovaram urgência na tramitação da matéria. A PEC segue, agora, para votação no Plenário da Casa.

GUARDA CIVIL
Em entrevista à TV Senado, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, manifestou posição da entidade sobre a carreira dos guardas municipais. O projeto que cria o estatuto desta categoria estava na pauta do esforço concentrado do Senado Federal desta semana, mas será votado apenas no começo de agosto. "Somos frontalmente contra. Não tem muito cabimento. A Constituição é clara. A segurança interna é competência dos Estados. A externa é da União. Os Municípios não têm essa competência. Estão querendo mais uma vez levar nova atribuição aos Municípios e sem indicar fonte de financiamento" destaca o presidente da CNM. Para a CNM, os Municípios não têm equipe e não têm estrutura. Na opinião do líder municipalista, os prefeitos têm muitos problemas para solucionar e não devem aceitar novas obrigações. "A prioridade dos Municípios é Saúde. É Educação. É Assistência Social", finalizou.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: