Segunda-feira, 06 de Abril de 2020 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 31/01/2020 às 16h36
Eleitor que teve título cancelado, tem até 6 de maio para regularizar situação


ANGELO DE PAULA ANANIAS

TÍTULO DE ELEITOR
Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado, têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

CANCELADOS
Para regularizar, é preciso comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher requerimento e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

CONSEQUÊNCIAS
O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições. Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

INFORMAÇÃO
A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro deste ano. Se necessário, o segundo turno (fato que não ocorre em Jacareí) será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores em todo o país estarão aptos a votar. 

PSL EM JACAREÍ
O PSL que ainda 'surfa' nas ondas de Jair Bolsonaro, tem nova diretoria em Jacareí. A Justiça Eleitoral publicou, no último dia 29, a certidão que oficializa a composição do Partido Social Liberal com a nomeação da nova diretoria. O comerciante Agenor Lino irá presidir o PSL. Ele está à direita da foto, com a deputada. Lino ocupa o cargo de Assessor Legislativo no gabinete da deputada estadual Leticia Aguiar, pré-candidata a prefeita em São José dos Campos. 

APOIO
A nova diretoria tem o apoio da deputada Leticia e do coordenador regional da legenda Anderson Senna. Para a parlamentar, agora o PSL de Jacareí tem "uma representação forte, unida e que vai demonstrar sua força e compromisso com a cidade e com o Brasil", afirma. Em maio de 2019, o empresário Sergio Coutinho, o 'Foguinho' chegou a presidir o PSL na cidade, mas ficou menos de um mês no cargo. 

CODIVAP
O prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), foi eleito presidente do CODIVAP na manhã de sexta-feira (31), durante reunião realizada em Taubaté. Integrando a nova mesa diretora, foi eleita como primeira vice-presidente a prefeita de São Luís do Paraitinga, Ana Lúcia, e como segundo vice-presidente, Marcus Soliva, prefeito de Guaratinguetá. O CODIVAP é uma Associação de Municípios do Vale do Paraíba. Congrega 44 municípios no Cone Leste Paulista, uma das regiões industriais mais desenvolvidas do Estado e com enorme potencial turístico.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

06 ABR
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: