Publicidade
Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 02/11/2012 às 14h05
Edinho na presidência da Câmara


ANGELO DE PAULA ANANIAS

NA CONTRAMÃO
Seis milhões dos 31,7 milhões de eleitores aptos a votar no segundo turno das eleições municipais faltaram no pleito de domingo (28). O número indica que a abstenção no segundo turno ultrapassou 19%, três pontos percentuais a mais que o índice do primeiro turno, de cerca de 16%. O aumento preocupa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será avaliado pela Justiça Eleitoral, segundo a presidenta do tribunal, ministra Carmen Lúcia.

NÚMEROS
O Maranhão foi o estado com maior índice de abstenção no segundo turno. Dos 678.070 eleitores que deveriam voltar às urnas na capital, São Luís, única cidade do estado com segundo turno, registrou 149.439 eleitores ausente, que representam 22,04% do total. O Rio de Janeiro aparece em seguida, com 21,55% de abstenção e a Bahia, com 21,4%.

PENDÊNCIAS
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manterá esforço concentrado para terminar de julgar mais de 2,5 mil processos referentes a registros de candidatos até dezembro. A presidenta do TSE não descartou a convocação de sessões extras para dar conta do trabalho. O TSE recebeu cerca de oito mil recursos relativos a registros de candidatos, dos quais julgou 65%, sem contar processos sobre propaganda eleitoral e outras irregularidades. Cerca de três mil recursos tratavam da aplicação da Lei da Ficha Limpa, dos quais pelo menos metade já foi julgada.  O recurso do vereador de Jacareí, Diobel Fernandes (PSDB), está na fila. O parlamentar luta contra uma decisão da corte paulista, que indeferiu a sua candidatura para o pleito de 2012 e ainda o impediu de concorrer por um período de oito anos.

UTILIDADE PÚBLICA
A Câmara de Jacareí aprovou, por onze votos favoráveis e um contrário, o projeto de lei do vereador Edinho Guedes (PMDB) que declara de utilidade pública a APAJAC - Associação de Pais dos Autistas de Jacareí e outras Patologias. Criada há pouco mais de um ano, a entidade ampara e protege as pessoas com Síndrome de Autismo. Cerca de 40 crianças, adolescentes e adultos são atendidos com apoio da entidade, que luta, agora, para ter uma sede própria, onde possa oferecer além do atendimento, o ensino educacional apropriado para os autistas.
Atualmente, a APAJAC funciona em conjunto com a Associação Aliança de Crianças e Adolescentes, na Rua Paraibuna, número 199, no bairro Jardim Paraíba. Telefone: (12) 3952-4229 / 8826-8617.

MEIO AMBIENTE
O vereador Marino Faria (PT), que acabou não sendo reeleito para mais um mandato, entregou, na última terça-feira (30), a sobra de material da campanha eleitoral à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Jacareí. Marino foi recebido por Nália da Silva e Lúcia de Araújo, respectivamente presidente e vice da entidade, que funciona dentro do Aterro Sanitário, no bairro Cidade Salvador. O vereador também está realizando a retirada de banners espalhados pela cidade, agradecendo pessoalmente o apoio dos munícipes.

DECEPÇÃO
O vereador Pastor José Roberto (PSDB), que não se candidatou à reeleição este ano, justificou durante entrevista à Rádio Mensagem a decisão de encerrar carreira política, por estar decepcionado com a realidade do mandato em relação ao que se propunha. Dentre outras coisas, contou que o projeto que aumentou os subsídios - para o qual ele votou contra - foi incluído na Ordem do Dia sem que ele soubesse com antecedência. Ao referir-se aos dois evangélicos que foram eleitos para a próxima legislatura (Fernando da Ótica e Pastor Rogério Timóteo), sugeriu que nunca desviem de seus propósitos e exerçam os respectivos mandatos e mantenham-se em favor da população.

PRESIDENTE
Edinho Guedes (PMDB) será eleito presidente da Câmara Municipal de Jacareí para o biênio 2013/2014. O acordo começou a ser 'costurado' durante a semana e recebeu o apoio da bancada eleita pelo PT, do PMDB, do PDT (Itamar), do PRB (Pastor Rogério) e do prefeito Hamilton, que reconhece em Edinho um 'fiel escudeiro'. O segundo presidente da próxima legislatura deverá vir do próprio PT, entre Arildo Batista, Hernani Barreto ou Rose Gaspar, esta última considerada a favorita pelo 'tempo de casa'.  

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: