Publicidade
Quinta-feira, 18 de Julho de 2019 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 18/05/2018 às 16h37
Dona Cida Quituteira


BENEDITO VELOSO

A filha brilhante que apresento a você é bastante conhecida em Jacareí. Maria Aparecida Jacinto, "Dona Cida Quituteira", que já preparou e serviu milhares de refeições na cidade. Provavelmente você já tenha experimentado um "acepipe" (como diz o promotor José Luiz Bednarski) preparado por ela, e até repetido o prato.

Dona Cida há mais de três décadas cozinha para clubes do Rotary. Nascida em Jacareí, ela começou nessa atividade em 1972, aos 13 anos, na cidade de Santos, onde morou por algum tempo.  Depois, voltou a Jacareí e, levada por uma sobrinha, passou a fornecer refeições para funcionários das lojas "Bidu, do Nacibinho", conta. Daí firmou-se na especialidade.

Seu sucesso consolidou-se no Rotary Clube Jacareí, para onde foi levada em 1986 pelo "Dr. Vandir e pelo Nestor Pelógia". Depois, com a fundação de outro clube, o Jacareí Oeste, foi para lá pelas mãos do médico Dr. Venceslau Miranda. São 32 anos no Jacareí e 30 no Oeste, calcula dona Cida.

Hoje, atua semanalmente no Rotary Jacareí e no Jacareí Oeste e esporadicamente em festas para as quais é requisitada com frequência. Nos clubes de serviços, atuou em quase todos. Além dos citados, também já preparou jantares semanais no rotarys Avareí, 3 de Abril e Flórida, conta-nos com orgulho.

Modesta, ela diz que não tem prato seu de mais sucesso que outros. Afirma que seu "mestre cuca" e instrutor para pratos especiais é o comerciante Flávio Esper, também rotariano. "Ele sim, faz umas coisas especiais na cozinha", segreda. Dona Cida conta que dia destes preparou a comida para a Noite do Salmão, no Lar Amor e Caridade (casa de repouso) para 300 pessoas, "que ficou na história", orientada "pelo Flavinho", faz questão de dizer.

Agora ela quer ir mais longe. Estuda no EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola Lamartine Delamare, na região central. "Eu preciso aprender esse negócio de mexer no computador porque se não fico para trás", diz ela preocupada em acompanhar o avanço da tecnologia. Não é urgente. Para sorte nossa, computador nenhum conseguirá preparar um "pintado ao molho" como o que ela fez terça-feira (15) no Rotary Oeste.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 JUL
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
08/10/2018
Qual a sua opinião sobre a mudança do Poupatempo para a região central de Jacareí
  • 70.8%
  • 20.9%
  • 8.3%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: