Publicidade
Sábado, 06 de Março de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 29/06/2018 às 15h00
Copa Big Brother


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Acabou a primeira fase da Copa do Mundo. Por incrível que pareça, o grande protagonista do espetáculo não foi um craque dos gramados, mas a tecnologia das telas de alta definição.Os árbitros assistentes de vídeo (conhecidos pela sigla VAR, em inglês) roubaram a cena e incluíram uma nota de suspense aos momentos mais polêmicos das partidas. 

A parafernália trabalhou bem até aqui. Os lances de bola na linha também são examinados por imagens instantâneas e a paralisação leva somente um bocadinho, sem comprometer o ritmo do jogo.

Com o auxílio das lentes, o árbitro principal parece desempenhar sua função com mais tranquilidade, sem o grave ônus de assumir sozinho o peso da incerteza na decisão subjetiva de algum aspecto decisivo.

A ampliação e a uniformização dos descontos, após o esgotamento do tempo regulamentar, foram outro detalhe relevante. A tradicional cera agora é combatida com substanciais cinco minutos complementares.

Para aprimoramento, falta apenas negar o desconto quando beneficiar quem intencionalmente causou os atrasos. Por exemplo, uma seleção que amarrou o zero a zero com artimanhas o tempo todo e sofre gol no finalzinho.

Outro ponto a ser melhorado é o regulamento nos jogos finais da primeira fase. Os candidatos em melhores condições na tabela ficam atentos à formação das chaves eliminatórias e fazem jogo de compadres para fugir de adversários mais fortes na sequência.

A solução encontrada pela FIFA - jogos no mesmo horário - foi insuficiente para coarctar a prática antidesportiva, além de atrapalhar a vida dos fãs que se dispõem a assistir a todos os jogos do torneio.

Para aumento da competitividade na rodada final da primeira fase, melhor seria se os primeiros colocados de cada grupo ganhassem vantagem de jogar pelo empate nas oitavas. 

Doravante, as procelas são eliminatórias. Vencedores sobrevivem, derrotados dão adeus e voltam para casa. Na hipótese de empate, haverá prorrogação e disputa de pênaltis. Haja coração, amigos!

O Brasil cresce jogo a jogo e permanece favorito. O televisivo STF resolveu apoiar o sofrimento da torcida e definiu: para cada gol da Seleção, a 2ª Turma solta um corrupto. Vitória do colarinho branco.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

06 MAR
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: