Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 21/10/2016 às 10h58
Chico brasileiro


RODRIGO ROMERO

Todo mundo já estava cansado de saber que Chico Buarque é petista. Pra quem se lembrar da eleição de 1989, com o compositor na trupe que entoava o 'Lula lá' no jingle inesquecível, não foi surpresa a presença dele ao lado do ex-presidente no fim de agosto, quando Dilma Rousseff discursou a tentar se defender do impeachment.

Portanto, querer rebaixar o filho de Sérgio Buarque de Holanda neste sentido é bobagem. Chico segue sendo ícone, lenda viva, mito da boa música e escritos importantes. O diretor Miguel Faria Júnior ('Vinícius', 2005) resolveu contar a história do autor de 'A Banda' num documentário da mesma verve do de 11 anos atrás: é 'Chico: Artista Brasileiro', que veio aos cinemas em novembro.

Mas a quem assistiu à série de produções feitas na década passada, quando ele chegou aos 60 anos, nos mais variados temas, fica com gosto de 'quero mais'. A sacada de Faria foi colocar as músicas de Chico entre os depoimentos e imagens de arquivo. Figuras como Adriana Calcanhotto em dueto com Mar'tnália, Mônica Salmaso, Carminho (cantora portuguesa de fado, interpretou 'Sabiá' de forma emocionante), Ney Matogrosso, enfim, salpicaram a tela. Maria Bethânia revela conversa com Mãe Menininha sobre a música 'Olhos nos Olhos'.

Menininha perguntou à irmã de Caetano qual era o nome da autora daquela canção tão maravilhosa, que captava o sentimento cativo da mulher. Quando Bethânia revelou ser um homem (Chico) o autor, a mãe de santo quase enlouqueceu. Outro instante de impacto foi a revelação de Buarque acerca do relacionamento com o pai, autor de 'Raízes do Brasil'. 'Consegui me aproximar por causa dos livros. Ele falava pra ler algum, eu lia e comentava depois com ele...

Assim fomos mais próximos'. Da vista de seu apartamento em Copacabana, vemos a visita dos netos do artista, e todos entoam canção... Ao falar da separação do casamento com a atriz Marieta Severo, Chico disse não saber se conseguiria viver sozinho. 'Não me via solteiro, mas aí você começa a se acostumar'.

E sabemos ser Chico bom contador de histórias, como a da alteração de uma palavra em 'Partido Alto' e a selfie que a neta pediu para tirar e mostrar à avó, esta sim fã do cantor.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

27 JAN
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: