Publicidade
Domingo, 17 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 08/11/2019 às 16h16
Cantando de Galo


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Dos 54 países do continente africano, cinco sofreram colonização lusitana e, por isso, falam a língua portuguesa: Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

São Tomé e Príncipe são duas ilhas distantes aproximadamente 250 km da costa de Gana e formam uma nação cuja riqueza da economia é baseada no turismo e na pesca, além da recente descoberta de promissoras jazidas de petróleo.

A moeda local é a Dobra e o salário mínimo não chega a U$ 50,00 anuais. Para ir de uma ilha (São Tomé) a outra (Príncipe), o meio de transporte mais indicado é o avião, em trajeto de meia hora. Por conta das intensas correntes, a opção marítima pode levar um dia inteiro.

A capital São Tomé tem cerca de 130 mil moradores. O país todo tem uns vinte mil habitantes a menos que Jacareí, o que, sem deslustre do inegável progresso dos irmãos africanos, só realça a grandeza de nosso burgo.

Mais de 80% dos nativos são fiéis católicos, e o esporte mais popular é o futebol: há uma liga em cada ilha e os vencedores se enfrentam anualmente para definir o campeão nacional. O maior feito da sua seleção masculina foi aprontar a zebra para cima do Lesoto, em 2013.

Os turistas deleitam-se em praias paradisíacas, boa parte delas com pouco movimento de banhistas. O prato típico dos ilhéus chama-se Calulu, uma caldeirada que intercala peixes frescos e secos, além de tomate, alho, quiabo, batata doce, espinafre, abobrinha e óleo de palma.

Reza a lenda que todos os galos do mundo moravam em São Tomé. Era um cocoricó imenso e ensurdecedor. Após queixa dos demais bichos, o maior galo preto liderou a mudança da turma do barulho para um canto da ilha, onde pudessem beletrar à vontade, a região do Cantagalo.

Cultor da língua portuguesa e arauto das notícias que raiam, Angelo Ananias recebe neste sábado (9) o Prêmio João Porto, homenagem da Academia de Letras ao diretor geral do Diário de Jacareí. Não é de São Tomé e Príncipe, mas da Capital da Cerveja, para fortuna de nossos informados leitores.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: