Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 25/09/2020 às 14h04
Candidaturas Independentes


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Muitos cientistas políticos se questionam com incredulidade como o modelo dito democrático pode ser encarado com pouco entusiasmo pela população e creditam o baixo nível de cidadania às eternas lacunas da educação.

Entretanto, o que se vê na prática são diversas falhas e incoerências no sistema representativo, que tornam a democracia mais um símbolo de rito vazio que efetivamente uma forma de legitimação e prática diária da busca do bem comum.

Nada melhor que bons cidadãos para colocar ordem e fazer a roda do progresso girar, mas o modelo defeituoso estimula as más tendências e atrai a pior escória social para o mundo da política, em busca dos cargos públicos de investidura eletiva.

Às vésperas de mais um pleito, o eleitorado é bombardeado por mensagens oficiais e de imprensa ainda piores ou do mesmo quilate que as promessas enganosas dos candidatos demagogos. A começar pelos protagonistas das propagandas da Justiça Eleitoral.

Um deles é o falso expert, que se arriscou a fazer previsões noutra especialidade e que errou feio em suas projeções estatísticas sobre o vírus mortal. Parece piada, mas não é: ele vem pedir ao internauta que evite as notícias falsas que circulam por aí.

O outro é o doutor da saúde, que veste seu jaleco branco para adorar bandidos. Também parece gracejo, porém é sério: ele vem a público convidar o cidadão comum a arriscar sua saúde, sujeitando-se à contaminação para trabalhar de graça na eleição, ou à troca dum sanduba.

Quando a massa crítica não vislumbra jeito, sempre se arruma uma maneira de piorar essas propagandas. Uma delas ousa censurar o teor da escolha do eleitorado, alegando que votar em branco ou nulo é causa da corrupção dos maus políticos porventura vencedores.

Eis aí uma meia-verdade, pois, por ora, o brasileiro só pode votar nos candidatos que os partidos políticos escolhem previamente. Enquanto não chega o dia em que candidaturas independentes sejam permitidas (em todos países desenvolvidos são), a responsabilidade pelo surgimento dos maus representantes deve ser partilhada com o meio político.

A festa cara está mais para concurso de popularidade que democracia propriamente dita. 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

29 OUT
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Logos e Certificações: