Publicidade
Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 19/10/2018 às 14h41
Câmara revoga decretos e decide julgar contas de ex-prefeitos do PT


ANGELO DE PAULA ANANIAS

REVOGADAS
Por seis votos favoráveis, dois contrários e quatro abstenções, a Câmara Municipal revogou os efeitos de quatro decretos legislativos que tratam das contas dos ex-prefeitos Marco Aurélio e Hamilton Mota (ambos do PT), referentes aos exercícios financeiros da Prefeitura em 2001, 2006, 2011 e 2012. A decisão ocorreu na sessão de quarta-feira (17) por meio da aprovação de projeto da Mesa Diretora.

TJSP
Segundo os autores, a medida segue recomendação do Tribunal de Justiça de São Paulo. "Os decretos efetuaram o julgamento de contas de ex-prefeitos mediante simples decurso de prazo, sem efetivamente submeter o assunto aos vereadores em Plenário. As contas estão nulas, sem aprovação ou rejeição e, por isso, queremos somente cumprir nosso papel e deliberar sobre elas ", afirmou a presidente da Casa, Lucimar Ponciano (PSDB).

POLÍTICA
Na opinião dos vereadores Arildo Batista e Luís Flávio (ambos do PT), que foram os únicos a votar contra a medida, os quatro decretos foram apreciados conforme as leis do seu tempo. Para Arildo, a medida tem areas de 'perseguição política'. Em entrevista à Rádio Piratininga, ele citou o ex-prefeito Marco Aurélio como virtual candidato do PT nas eleições municipais de 2020. 

QUITAÇÃO ELEITORAL
Desde segunda-feira (15) os eleitores já podem emitir pela Internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a certidão de quitação eleitoral. A certidão é um documento importante  que  comprova que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral. Ele é exigido na hora de  tirar o passaporte ou para assumir cargos públicos. A certidão é um documento gratuito.

OPÇÕES
Também nos casos em que o eleitor perdeu o comprovante de votação, a certidão  pode substituir o comprovante, já que ela é uma  prova que o eleitor não possui débitos com  o TSE. A certidão também pode ser obtida pessoalmente em qualquer cartório eleitoral. Para isso, basta levar  o canhoto entregue no dia da votação do primeiro turno. Se o eleitor preferir ele também pode baixar o  aplicativo E- titulo no celular ou no tablet e emitir o documento. 

NOTÍCIA FALSA
O TSE lançou uma página na internet para ajudar a esclarecer o eleitorado sobre notícias falsas (fake news) que vêm sendo disseminadas pelas redes sociais. Para a Justiça Eleitoral, a divulgação de informações corretas, apuradas com rigor e seriedade, é a melhor maneira de enfrentar e combater a desinformação. Na página Esclarecimentos sobre informações falsas, qualquer pessoa poderá ter acesso a informações que esclarecem boatos ou notícias que buscam confundir os eleitores.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: