Publicidade
Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 24/11/2017 às 15h42
Câmara entrega título de Cidadão Jacareiense ao deputado Hélio Nishimoto


ANGELO DE PAULA ANANIAS

CIDADÃO JACAREIENSE
A Câmara Municipal outorgou o título de cidadania ao deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), na noite de sexta-feira (17). A homenagem, de autoria da vereadora Lucimar Ponciano (PSDB), contou com a presença de cerca de 180 pessoas, entre prefeitos da região, secretários municipais, vereadores, presidentes de diversas entidades e representantes de hospitais.

BIOGRAFIA
Hélio Nishimoto tem 54 anos e foi eleito vereador em São José dos Campos por quatro mandatos consecutivos. Em 2009, foi suplente de deputado estadual e, em 2010 e 2014, reeleito para o cargo, e alcançando o maior número de votos da região. Para Jacareí o deputado conseguiu cerca de R$ 2 milhões através de emendas para as áreas da saúde, social e esportiva.

COMISSIONADOS
Vereadores de Jacareí aprovaram, por unanimidade, na quarta-feira (22), a segunda discussão do projeto de Emenda à Lei Orgânica que alterou o artigo 89, para o preenchimento dos cargos de provimento em comissão em, no mínimo, 25% por servidores efetivos em sua totalidade. A proposta do prefeito Izaias já havia sido aprovada em primeira discussão na sessão de 8 de novembro.

JUSTIÇA
Cargos de provimento em comissão são funções de confiança do gestor que nomeia colaboradores para exercerem funções específicas. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) vêm fazendo apontamentos para que essas colocações sejam, cada vez mais, ocupadas por funcionários públicos concursados.

ORIGEM ANIMAL
Na mesma sessão, a Câmara aprovou, também por unanimidade, projeto de lei da vereadora Sônia Patas da Amizade (PSB) que obriga os estabelecimentos que comercializam cães e gatos em Jacareí a emitirem, no ato da venda, certificado que comprove sua origem, garantindo ao comprador que o animal seja pertencente a um criadouro devidamente vinculado aos órgãos competentes de registros oficiais.

CASA NOVA
O ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Jacareí, Diobel de Lima Fernandes, está de 'casa nova'. Sua filiação ao futuro Patriota (sem 's' mesmo, eventual substituto do PEN 51), que deverá abrigar como pré-candidato à Presidência da República o polêmico deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), foi divulgada em um vídeo de cerca de um minuto de duração que circula pela internet. Na gravação, Diobel (à esquerda) é saudado pelo presidente nacional do PEN e ex-deputado estadual, Adilson Barroso, atual vereador em Barrinha, interior de São Paulo. O Diário de Jacareí apurou que Diobel deixou o PSDB sem dar maiores explicações sobre sua decisão para a atual direção.

CARREIRA
Diobel se elegeu vereador em Jacareí pela primeira vez em 2004, tendo sido reeleito em 2008 e exercido as funções de presidente da Câmara entre os anos de 2009/2010. Em 2012, ao tentar um terceiro mandato consecutivo na Casa, acabou derrotado, apesar de boa votação: 1.708 votos. Durante o período de campanha em 2012, Diobel concorreu com seu pedido de registro de sua candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral por conta de erros na prestação de contas de sua campanha para deputado, em 2010. Além disso, na época, ele foi condenado à perda dos direitos políticos por oito anos.

JUSTIÇA ELEITORAL
A nova sigla é motivo de uma briga na Justiça Eleitoral. O Coronel Castro, presidente dos Patriotas (com 's' mesmo), partido em processo de formação desde 2015, acusa o deputado Jair Bolsonaro e o presidente do PEN, Adilson Barroso, de 'roubo de nome, estelionato político e atitude usurpadora', após a legenda dar início ao processo para mudar o nome para Patriota. O Patriotas (com 's') ajuizou dois processos por uso indevido da marca e participa de um pedido de impugnação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a legenda, que pretende abrigar o sonho de Bolsonaro nas eleições de 2018.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: