Publicidade
Terça-feira, 18 de Setembro de 2018 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 07/09/2018 às 14h43
Câmara adia anulação de decretos sobre contas de ex-prefeitos do PT em Jacareí


ANGELO DE PAULA ANANIAS

PREFEITOS DO PT
A Câmara Municipal adiou, na quarta-feira (5), a discussão da proposta da Mesa Diretora que anula os efeitos de quatro decretos legislativos que tratavam das contas dos ex-prefeitos Marco Aurélio e Hamilton Mota, referentes aos exercícios de 2001, 2006, 2011 e 2012. O vereador Juarez Araújo (PSD) pediu o adiamento do projeto por cinco sessões. 

OS MESMOS
Estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra que 79% dos 513 deputados federais tentarão a reeleição em outubro. Projeção da entidade aponta que 75% deles devem se reeleger. O levantamento foi feito após o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

ABAIXO DA MÉDIA
De acordo com o Diap, o número de candidatos à reeleição (407) na Câmara ficou um pouco abaixo da média dos últimos sete pleitos (408), porém maior que na eleição de 2014, quando 387 tentaram renovar seus mandatos. Na avaliação do analista político Neuriberg Dias, a expectativa e o sentimento da população por renovação na Casa serão 'frustrados' neste pleito.

VOTO EM BRANCO
O TSE lançou uma campanha para incentivar o voto nas eleições de outubro. A campanha em emissoras de rádio e TV, bem como nas mídias sociais, visa a "sensibilizar os eleitores para a importância do voto como instrumento de participação do cidadão na definição do destino do país". A ação alerta que quem não vota ou vota em branco contribui para a escolha de governantes e parlamentares "com legitimidade reduzida e baixa representatividade".

NÚMEROS 
No primeiro turno da eleição presidencial de 2014, 115,1 milhões de eleitores foram às urnas, sendo que 4,4 milhões votaram em branco, 6,7 milhões anularam e 27,7 milhões não compareceram. No segundo turno, o número de eleitores que não foram votar aumentou, chegando a 30,1 milhões. 

IDOSOS
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que cerca de 6 milhões e 900 mil idosos acima de 70 anos não compareceram às urnas em 2014. A abstenção nesta faixa etária atingiu uma média de 60% por unidade da federação. Com exceção do Pará, que registrou 71% de abstenção entre esta parcela da população. Um dos motivos para o desinteresse é a falta de incentivo e representatividade.

IBGE
De acordo com estimativa do IBGE, pessoas acima de 65 anos devem representar um quarto da população brasileira em 2060. A projeção feita pelo TSE é que em 2018, 9% dos eleitores brasileiros estejam acima dos 70 anos idade.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 SET
Publicidade
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 35 anos. Experiente, Angelo Ananias já participou da cobertura de três Copas do Mundo e diversos eventos internacionaios pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação, Esportes e, hoje, é o Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
30/08/2018
Você pretende votar em um candidato de Jacareí­ a deputado nessas eleições?
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: