Publicidade
Sábado, 16 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 13/09/2013 às 15h37
Brasília 'empurra com a barriga' proposta de reforma eleitoral para 2014


ANGELO DE PAULA ANANIAS

MINIRREFORMA ELEITORAL
Mesmo considerada tímida pelo próprio autor do texto, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), a chamada minirreforma eleitoral não obteve consenso no Senado, no último dia 11, como esperavam alguns líderes. O assunto volta a ser discutido no plenário na próxima segunda-feira (16), como o primeiro item da pauta do esforço concentrado acordado entre os líderes. Se aprovado, o texto ainda precisará passar pelo crivo dos deputados que terão pouco mais de uma semana para analisar a matéria, caso queiram garantir que as novidades valham para as eleições de 2014.

MINIRREFORMA ELEITORAL II
O projeto foi construído como uma alternativa emergencial à reforma política que altera diversos pontos das regras atuais e divide posições em relação a questões, como o financiamento de campanhas, que parecem longe de um consenso. A minirreforma foi uma saída para tentar harmonizar os itens menos polêmicos e, pelo menos, reduzir os gastos do processo eleitoral. Mas alguns pontos ainda não foram acordados. No plenário, a expectativa é que emendas derrubadas na votação do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, na semana passada, voltem a ser apresentadas. Uma delas obriga os partidos a divulgar a lista de financiadores ainda durante a campanha. Neste caso, convenhamos, se aprovado, vai ter muita gente de 'cabelo em pé'...

EM...VISITA
O vereador Edinho Guedes (PMDB) está realizando uma série de visitas a obras importantes em andamento na cidade. Após visitar a nova Estação de Tratamento de Esgoto Central de Jacareí na última segunda-feira (9), o parlamentar esteve no local onde vai funcionar o novo prédio da Faculdade de Tecnologia (Fatec). O novo prédio da instituição está sendo construído no espaço onde acontecia a Fapija, localizado na Avenida Faria Lima, região do Avareí. Com um investimento previsto de mais de R$ 14,5 milhões, o novo prédio da instituição ocupará cinco mil metros quadrados de área construída.

GUARITA DA DISCÓRDIA
O vereador Maurício Haka (PSDB/foto) solicitou à prefeitura informações sobre uma guarita, no acesso à Secretaria de Saúde, na avenida Major Acácio Ferreira, Jardim Paraíba, região central da cidade. Ele pede que seja informado o valor gasto para a construção da guarita mencionada e se a obra foi licitada ou utilizada mão de obra da própria Prefeitura.

FÓRUM
O deputado estadual Marco Aurélio (PT) esteve nesta quarta-feira (11) no 2º Fórum de Oportunidades de Jacareí, realizado no Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Marco Aurélio participou do Talk Show sobre a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, organizado pela Prefeitura em parceria com o Ciesp e a Incubadora de Empresas da cidade.
O parlamentar defendeu que, com a criação da RMVale, os projetos de melhorias devem ser desenvolvidos de forma regionalizada e integrada. O deputado falou ainda da importância do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba) para a região, que faz um levantamento das necessidades dos municípios e apresenta os dados durante as reuniões da RMVale, e reforçou a necessidade de o governo estadual prever recursos financeiros para a região, para a execução de projetos estruturantes.

ÚLTIMA FORMA
O vereador Valmir do Parque Meia-Lua (PSD) utiliza fotos e vídeos como forma de reforçar seus argumentos em defesa de pedidos que faz para a administração municipal. Na última sessão de Câmara, o parlamentar iniciou seu pronunciamento mostrando fotos de lixão no Jardim Santa Marina (região leste) e falou dos problemas relacionados a esta situação. Questionou se Prefeitura tem recebido suas indicações e ofícios, porque, segundo ele, seus pedidos não estão sendo atendidos. Continuou perguntando por que o SAAE também não atende a seus pedidos. Disse que fez solicitação para tapar buraco no referido lixão, mas que foi negligenciado.

 

CAMINHÕES
O vereador Hernani Barreto (PT) enviou ofício ao prefeito Hamilton Mota (PT) solicitando estudos visando limitar o trânsito de veículos pesados em algumas vias de Jacareí. Considerando que este é um problema que afeta vários bairros da cidade, o vereador solicita que o estudo englobe o município como um todo, visando a atender o maior número de munícipes. De acordo com Hernani, as denúncias e reclamações sobre o problema são frequentes, já que muitas vias não comportam o peso dos caminhões e têm apresentado comprometimento em sua estrutura, isso sem contar o problema das rachaduras nas paredes das casas, o barulho e a poluição. Alguns jacareienses apresentaram sugestões concretas para resolver o problema. O munícipe Márcio Nascimento, por exemplo, sugeriu que a Prefeitura proíba veículos pesados em vias de trânsito rápido, nas vias arteriais e eventualmente, nas vias coletoras, assim como determinado por lei em outros municípios.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: