Publicidade
Quinta-feira, 13 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 18/05/2018 às 14h52
Brasil do futuro


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Antigamente, o mundo do cigarro era charmoso, representava o ingresso dos jovens no universo adulto e quase todas as pessoas eram fumantes. Atualmente, além de proibido em locais fechados, o fumo é pouco aceito socialmente e a população tem consciência de seus malefícios.

Até quase o final do século passado, pouca gente usava o cinto de segurança. Só os mais cautelosos e, no máximo, em rodovias de alta velocidade. Hoje em dia, o item é prioridade para quem tem amor à vida e outros equipamentos de segurança indispensáveis foram acrescentados ao cotidiano dos automóveis, como encosto de cabeça e bolsas infláveis.

Há algumas décadas, praticamente ninguém se importava de jogar lixo no chão e nossas ruas pareciam uma verdadeira pocilga. Já em nosso tempo, esse hábito deletério diminuiu bastante e quem ainda faz isso é considerada uma pessoa muito sem educação ambiental. Já que o lugar certo do lixo é na lixeira, progredimos até a separação doméstica do material reciclável e mesmo o otimismo dos filmes de ficção científica se confirmou - a administração pública efetivamente realiza coleta seletiva.

Na época do guaraná com rolha, o lugar da mulher era em casa, de avental na cintura e barriga colada no fogão, submissa aos desígnios do chefe patriarcal. No século XXI, o papel feminino engrandeceu-se. Sem descurar dos deveres sagrados da maternidade, muitas independem de marido e ocupam competentemente seus postos de trabalho.  Melhor que os homens, diga-se de passagem - cá estão as notáveis Ministras do STF para confirmar a tese. Foram elas que desempataram o julgamento do réu corrupto. Corrigiram o risco de um desfecho injusto e salvaram a boa fama do empíreo sodalício.

Em 1970, a Seleção foi apontada como mecanismo de alienação política das massas. Em 2018, às vésperas da Copa, o povo permanece de olho nos assuntos relevantes, futebol é apenas um esporte. Sérgio Moro e Carmen Lúcia têm fãs mais consistentes que Neymar & Cia.

Tudo indica que o futuro do Brasil será brilhante. Sobre a ignorância e as forças do atraso, progredirá a estrela patriota. O sucesso da nação é irrefutável.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

13 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: