Publicidade
Sábado, 16 de Novembro de 2019 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 27/09/2013 às 15h15
Bancos terão que se adequar às novas exigências para instalação de guarda-volumes


ANGELO DE PAULA ANANIAS

RIO PARAÍBA
O vereador Edgard Sasaki (DEM) apresentou, na sessão de quarta-feira (25), um relato a respeito da erosão das margens do Rio Paraíba, ao lado da ponte do São João. De acordo com o parlamentar, o problema começou com a falta de água no mês de janeiro, que provocou uma obra emergencial embaixo da ponte para melhorar os serviços de captação. Segundo Sasaki, a obra não possuía licenciamento ambiental. A partir daí, começaram a ocorrer problemas na ponte, como rachaduras na sua estrutura, e assoreamento nas margens do rio. Edgard mostrou fotos do desbarrancamento nas imediações da ponte que estão afetando inclusive o asfaltamento da Avenida Major Acácio Ferreira.

DINHEIRO PÚBLICO
Edgard Sasaki reclama que as obras para a correção de todo o problema custarão milhões aos cofres da Prefeitura de Jacareí. Exibiu fotos das rachaduras embaixo da ponte e relata que solicitou à atual administração uma vistoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas para averiguar as condições do local. Sasaki disse ainda que esteve na captação do SAAE e foi impedido de fazer a vistoria. Para o parlamentar, essa obra está provocando um desastre ambiental nas proximidades da ponte e que é necessário 'levar mais a sério as obras e os gastos públicos'.

TRIBUNA LIVRE
O professor Lázaro Tadeu, integrante do movimento 'Nascentes do Rio Paraíba', usou a tribuna livre na última sessão de Câmara em nome do Comitê das Águas de Jacareí. Abordou o surgimento do movimento e a sua função, reforçou a importância da gestão dos recursos hídricos do Vale do Paraíba e suas linhas de atuação. Falou sobre as ações realizadas pelo grupo, como expedições, capacitações para a comunidade e fiscalização de ações predatórias e outras ameaças ao rio. Apresentou proposta de lei para a criação de Comitê das Águas no Município de Jacareí e pediu para que os vereadores se empenhem na apresentação e aprovação dessa lei.

VALE CULTURA
A vereadora Rose Gaspar (PT) reuniu-se na última segunda-feira (23), com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, em São Paulo. A reunião foi marcada com a intermediação do deputado estadual Ênio Tatto (PT) e, teve como a agenda de lançamento do programa Vale Cultura, do governo federal, nas cidades da região metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Também estiveram presentes, a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, Sônia Ferraz, o secretário municipal de Educação, João Roberto e o arquiteto Rui Ohtake.

GUARDA-VOLUMES - Lei que obriga os estabelecimentos bancários a oferecerem guarda-volumes de uso gratuito para os clientes foi alterada pelos vereadores de Jacareí. A proposta de Itamar Alves (PDT) modificou os artigos 1º e 2º da lei tornando obrigatória a instalação dos guarda-volumes no interior das agências, e obrigando os bancos que dispunham do equipamento na parte externa ou na fachada do prédio a se adequarem no prazo de 60 dias após promulgação da lei.

RODOVIA DOS TAMOIOS
O deputado estadual Marco Aurélio (PT) comemora o resultado da reunião na Transpetro (Petrobras Transporte SA), no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (26). No encontro, o presidente da Transpetro, Sergio Machado, disse que a empresa cederá parte de sua área para que o governo estadual execute a obra do novo traçado da Tamoios, entre Caraguatatuba e São Sebastião. Assim, as mais de 100 desapropriações decorrentes da obra serão evitadas. Segundo os estudos técnicos realizados, com a utilização da área da Petrobras, o número de desapropriações com o novo traçado pode cair de mais de 100 para no máximo 26. "Mas pela nossa reunião, não está descartada uma readequação da área a ser usada na obra para que nem as 26 desapropriações ocorram", disse o deputado.

 

TAMOIOS II
Agora, de acordo com o parlamentar, cabe ao governo do Estado, por meio do Dersa (Desenvolvimento Rodoviário SA), formalizar o pedido de permissão do uso da área à Transpetro.  Antes da reunião de quinta-feira, o deputado Marco Aurélio já havia participado de uma outra reunião com a Transpetro, no Rio de Janeiro, em agosto, quando expôs o drama das famílias do bairro Topolândia, em São Sebastião, pelo temor das desapropriações. O deputado também já havia participado de reunião com os moradores da Topolândia e da audiência pública promovida pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) para tratar do assunto.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: