Publicidade
Quarta-feira, 12 de Maio de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 22/09/2017 às 15h04
Aves do Sudeste


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Está em cartaz até 22 de outubro, na entrada do Parque da Cidade, a imperdível exposição fotográfica Aves do Sudeste, do jacareiense José Jarbas Porto de Mattos Neto.

Nosso conterrâneo é professor, biólogo e um dos principais fotógrafos ornitológicos do Brasil, especialista na difícil arte de fotografar beija-flor em pleno voo.

Vinte fotografias compõem a mostra. Cada imagem demonstra a adoração da Natureza pelo artista. Com toda razão, afinal Deus criou um plano perfeito para a vida em suas mais diferentes formas.

O lançamento da exposição ocorreu na noite da última quinta-feira, na sala de vidro da marquise, com direito a faixa amarela decorativa, acepipes variados e coquetéis sem álcool.

Uma frequência eclética lotou a festa. Autoridades públicas, membros operativos do staff municipal, estudantes de esquerda, ativistas ecológicos, cantores sertanejos e até a mocinha do correio elogiaram entusiasticamente as fotos e ouviram sarapantados as histórias extraordinárias de Jarbas Mattos em suas andanças pela selva atrás de um sorriso estampado no rosto do passarinho.

O nonagenário professor José Carlos Cruz, que já foi 57 vezes para o Pantanal, também estava lá para abrilhantar o evento. Gostou tanto da exposição que se animou e prometeu descortinar aos olhos do público afonsino os notáveis quadros e esculturas que ultimamente anda a fazer.

Uma das fotos merece destaque especial, a da Mariquinha, tirada em Jacareí, na ponte do Bom Jesus. O retrato da delicada ave é tão perfeito, que nem parece ter sido registrado de improviso.

Algumas fotos têm homogêneo cenário negro, o que destaca ainda mais a rica plumagem dos animais, como a da Arara Vermelha. Curiosamente, não foram tiradas à noite, muito menos com uso de fundo artificial. O efeito é fruto de mero jogo de sombra, pura expertise do fotógrafo.

Quase na despedida, a pose imponente do sanhaço cinzento ganhava suaves contornos impressionistas graças ao pontilhado colorido do fundo em desfoque, a técnica nipônica Bokeh.

Morada de pássaro é no céu e nas copas do arvoredo. Perdoem-me, aprisionar essas criaturas é hábito de mente atrasada. Quem quisesse para si deveria guardar uma foto como as de Jarbas Mattos.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

12 MAI
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: