Sábado, 04 de Abril de 2020 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 07/02/2020 às 17h47
Após recesso, Câmara Municipal retoma sessões


ANGELO DE PAULA ANANIAS

RETOMADA
Apesar do início das sessões ordinárias de 2020 ter ocorrido somente na última quarta-feira (5), os vereadores de Jacareí já aparentam estar 'a todo vapor' desde janeiro. Dos dez projetos protocolados na Casa, antes mesmo da primeira reunião do ano, quatro versam sobre proibições e dois sobre premiações. Nenhum deles ainda foi para Ordem do Dia.

PRESIDENTE
Do grupo das proibições, destaca-se a proposta do vereador Abner de Madureira (PL), que tenta colocar fim à taxa de 10% dos garçons de Jacareí. O projeto proíbe bares, restaurantes e outros estabelecimentos a cobrarem além do exatamente consumido. O jurídico da Casa emitiu parecer contrário, sugerindo o seu arquivamento, já que os 10% aos garçons tem origem em lei federal (CLT).

PERFUMARIAS
Os projetos conhecidos como 'perfumarias' dispõem sobre a criação do 'Selo Empresa Amiga da PCD', de Lucimar Ponciano (PSDB), e 'Prêmio Advocacia Cidadã', de autoria de Rodrigo Salomon (PSDB). A Câmara tem aproximadamente 50 solenidades em seu calendário oficial, como as sessões solenes 'Orando por Jacareí', 'Semana da Árvore' e 'Homenagem aos Campeões e Vice-Campeões dos Jogos das Indústrias e do SESI'. Esta última, do vereador Paulinho do Esporte (PSD), nunca ocorreu por falta de homenageados.

ABANDONO
A Câmara aprovou pedido de informações do vereador Arildo Batista (PT) que questiona o prefeito Izaias sobre o abandono das obras de implantação da Estação Elevatório de Esgoto (EEE) e Coletor Tronco do Jardim Paulistano. No documento, Arildo explica que as obras tiveram início na segunda quinzena de fevereiro de 2019 e estão sendo realizadas pelo SAAE, ao custo de mais de R$ 1,44 milhão e prazo para conclusão em seis meses.

ATRASO
"Na semana que vem completa um ano de atraso da entrega de uma tão importante para a saúde e do índice de qualidade de vida da população, mas, até agora, a obra está parada", reclama o parlamentar. Arildo quer saber quais motivos levaram à paralisação, qual o prazo para retomada dos serviços e qual a previsão de conclusão. Ainda segundo o vereador, os moradores reclamam do mau cheiro e do retorno do esgoto para dentro de suas residências, problema que se agrava nos períodos de chuvas.

ENDOMETRIOSE
Na pauta da primeira sessão do ano, realizada na quarta-feira (5), os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei do médico e vereador Rodrigo Salomon (PSDB), que cria a Semana de Conscientização da Endometriose no calendário oficial do município. A campanha deverá ocorrer próximo ao dia 13 de março de cada ano. O projeto aguarda sanção ou veto do prefeito Izaias.

A DOENÇA
A endometriose é uma afecção (uma modificação no funcionamento normal do organismo) inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. 

DESFILIADO
O radialista José Carlos Guedes, que recentemente concluiu um curso superior de Gestão Pública, deixou a presidência do DC (Democracia Cristã). A decisão foi comunicada ao diretório estadual, que o convidou para reorganizar o DC em Jacareí. O partido tem como representante na Câmara, o vereador Valmir do Meia-Lua. Desde junho de 2019, quando deixou o governo, Guedes passou a ser convidado para apresentar eventos oficiais da Prefeitura, sobre os quais ainda hoje aguarda pagamento pelos serviços prestados. 

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

04 ABR
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 41 anos, Angelo Ananias já participou da cobertura de quatro Copas do Mundo de Futebol (México, Itália, Alemanha e Brasil) e diversos eventos internacionais pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação e Esportes e, atualmente, é Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
11/10/2019
A Prefeitura de Jacareí anunciou a implantação de corredores de ônibus na cidade. Qual a sua opinião sobre o tema?
06/04/2019
Após 100 dias de trabalho, qual a sua avaliação sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL)?
  • 38.1%
  • 19.5%
  • 14.6%
  • 13.3%
  • 12.2%
  • 2.2%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: