Publicidade
Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 13/01/2017 às 15h03
Aos jovens que buscam realizar sonho de escrever


BENEDITO VELOSO

A Academia Jacarehyense de Letras vai executar um projeto novo este ano, dentre outros em estudo, voltado especificamente à orientação de escritores jovens. A iniciativa vem sendo cobrada há algum tempo por acadêmicos e amigos ligados à literatura. Não se trata de ensinar a escrever. Isto é tarefa para professores de carreira. A AJL vai orientar jovens que demonstrem gosto pela produção de textos em diversas formas e, com isto, indicar o caminho seguro e econômico a ser trilhado para se chegar ao produto final desejado. Geralmente esse objetivo é um livro de papel, mas pode ser livro eletrônico, blog, uma participação em sites de literatura, colaboração com revistas ou coletâneas, colunas em jornais, em fim, nas diversas plataformas disponíveis que usam a palavra escrita para comunicação literária.

Quando alguém pensa em escrever contos, crônicas, poemas e artigos de opinião, o comum é partir de imediato para o produto final escolhido. Preocupa-se mais com o formato da publicação do que com o processo de preparação exigido. O certo é começar pelo planejamento de uma boa ideia. Nada mais essencial do que isso. O primeiro trabalho escrito por um autor, seja para livro de papel ou qualquer outra plataforma, deve ater-se exclusivamente ao texto e em mais nada. Este texto vai ser depois trabalhado e aperfeiçoado dentro da melhor bagagem de conhecimento do autor. Em seguida, estuda-se o público consumidor, os custos e, aí sim, a elaboração do projeto que irá finalizá-lo, o que por si só já demanda outras técnicas específicas.

Infelizmente, a não observância desses requisitos básicos tem levado muitos iniciantes a desistir quando os obstáculos surgem. É comum acontecer, então, o abandono da ideia depois de algumas tentativas frustradas.

Por avaliar essa realidade, a AJL já está em fase de organização de um grupo jovem para, com o aproveitamento inicial dos contatos que já faz com escritores mirins (inclusive pelas constantes participações no concurso anual "Jacarezinho"), ver como pode ajuda-los, por meio de orientações, a realizar o sonho comum de divulgar suas ideias por intermédio de textos.

Interessados podem contatar a Academia Jacarehyense de Letras pelo e-mail .

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 JAN
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
Publicidade
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: